Após aqueles primeiros quatro dias de rali, onde a fome de acelerar foi saciada, começamos a sonhar com a chegada e muitos não vêm a hora de voltar para casa. Mas aprendi no rali Paris-Dakar a história do vírus do deserto, ou numa versão melhor, o vírus do rali: você sofre, passa fome, sede, dorme mal, briga com a equipe e com os adversários, reclama da vida, mas quando chega a hora de recolher a trouxa e voltar para casa começa bater aquela vontade de quero mais.
Puxa vida, não pensem que somos masoquistas; talvez um pouco malucos. Tudo isso faz parte de um vício chamado aventura, desafio, e o Rally dos Sertões é dos grandes. Então, quando a overdose acaba, já estamos pensando num bis.
Na verdade, este bis fica muito forte neste final de prova porque 99% dos participantes começam a viver o mundo do “se”. O 1% fora deste grupo é o líder da prova. O “se” passa a ser a palavra mais comentada: “Se eu não tivesse cometido aquele erro”, “se o fulano não tivesse aquela sorte”, “se o carro tivesse um motor melhor, se eu tivesse mais grana” e assim por diante.
Eu sou um que estou nessa. Afinal, após vencer 8 das 12 etapas disputadas, faltando apenas a da chegada em Fortaleza, e estar ocupando a sexta posição, meu “se” não poderia ser diferente. Mas existe o se dos mais otimistas. É o “se” do futuro, e vou nessa. Ou seja, se o ano que vem eu tiver mais sorte, vamos buscar o caneco.
Quer saber mais histórias interessantes de rali? Então nos ajude a escrever a próxima coluna. Faça perguntas, envie sugestões e tire suas dúvidas. Mande um e-mail: parisdakar@parisdakar.com.br
Klever Kolberg, 39, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 14 anos.
A Equipe Petrobras Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Eletronet, Carwin Acessórios, Assohonda, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Iveco, Minoica Global Logistic, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg, da Equipe Petrobras Lubrax
Last modified: julho 20, 2001