Após um grande tempo e dinheiro investidos na preparação de pilotos, veículos e estruturas de apoio, chega a esperada bandeirada de largada do Rally Internacional dos Sertões. É a consolidação de um tremendo esforço.
Para muitos (também me sinto incluído neste bloco), é também a data final para a preparação. Não há mais tempo para fazer correções. Estou nesta “rotina” há 14 anos e sempre tenho a sensação de que o tempo foi curto e gostaria de ter testado mais e desenvolvido outras soluções. Mas o rali tem data e hora para largar, faça chuva ou faça sol, e quem não receber esta bandeirada inicial só terá uma nova oportunidade no ano seguinte.
Isso também é fruto da competitividade e da tecnologia. No fundo todos querem vencer, mas no degrau mais alto do pódio só cabe um. Então, quem estiver comprometido com este resultado dá o máximo nesta preparação. Pode ser que alguns não estejam tão bem preparados como gostariam, mas fazer o que? Caçar com gato…
Uma pergunta importante ficará no ar este ano. Se por um lado a categoria carros cresceu (86), por outro o número de motos diminuiu em quase 50%. Serão 41 motos tentando a vitória. Por que aconteceu esta quebra na expectativa? Tudo o que falarmos será um chute, tipo inscrição mais cara, percurso mais longo e difícil, pilotos sem associação. A Dunas, organização da prova, dá a largada já sofrendo esta grande derrota. É hora de ela pensar no que fazer para reverter esta situação. Afinal, o Rally Internacional dos Sertões nasceu com as motos.
Quer saber mais histórias interessantes de rali? Então nos ajude a escrever a próxima coluna. Faça perguntas, envie sugestões e tire suas dúvidas. Mande um e-mail: parisdakar@parisdakar.com.br
Klever Kolberg, 39, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 14 anos.
A Equipe Petrobras Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Eletronet, Carwin Acessórios, Assohonda, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Iveco, Minoica Global Logistic, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg, da Equipe Petrobras Lubrax
Last modified: julho 6, 2001