Foto: Pixabay

Na Rota do Rally Paris-Dakar 2003: A esperança vence o medo

Redação Webventure/ Parceiros

A preparação para a 16ª participação consecutiva da equipe Petrobras Lubrax no Rali Paris-Dakar continua me dando a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido. Entra ano, sai ano, e essa ansiedade é incontrolável.

Esta será a edição que comemora 25 anos da prova. Partimos no dia 1o de janeiro de 2003, de Marselha, para um roteiro completamente diferente. No lugar das praias de Dakar, o rumo final da caravana será o Mar Vermelho, em Sharm el Sheikh. Cruzaremos cinco países: França, Espanha, Tunísia, Líbia e Egito.

Por já estar há tanto tempo envolvido neste processo, ou pelos excelentes resultados que a equipe obteve durante o ano, a expectativa era de que a tranqüilidade fosse maior. Na verdade a confiança e a experiência são maiores, mas por outro lado estamos querendo conquistar troféus nas três categorias (moto, carro e caminhão) num dos maiores desafios do mundo.

Seria mais confortável não tocar no assunto segurança, mas garanto que não é muito saudável esquecer que esta prova é famosa pelos perigos. Se acontecer um imprevisto, um acidente, você não está cercado por médicos, ambulâncias e bombeiros como num circuito na Fórmula 1. Eventualmente o resgate pode levar horas ou dias.

Falando da garantia de um bom resultado, se uma partida de futebol é uma caixinha de surpresas, aqui podemos pensar num caminhão de imprevistos. Tudo é grande. Lá estão as maiores e melhores equipes do mundo que chegam a investir milhões de dólares na busca da vitória. Competidores e equipamentos estão sempre evoluindo.

Se esta experiência acumulada por um lado nos impressiona, por outro nos traz alguma tranqüilidade. Uma espécie de anestesia, pois sabemos que somos capazes. Confiantes, entusiasmados, mas não a ponto de ensaiar o grito de campeão antes da hora, como fizeram os argentinos na Copa do Mundo de Futebol. Buscamos nosso sexto título.

Nós estamos numa contagem regressiva. Então vamos aproveitar para contar tudo o que acontece nesta prova. Nos ajude a escrever a próxima coluna. Faça perguntas, envie sugestões e tire suas dúvidas. Mande um e-mail: parisdakar@parisdakar.com.br

Site oficial: www.parisdakar.com.br

Klever Kolberg, 40, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 16 anos.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática IBM Business Partner, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

Este texto foi escrito por: Klever Kolberg

Last modified: novembro 10, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure