Todas as grandes montadoras de automóveis, espalhadas pelos quatro cantos do mundo, estão trabalhando forte para conquistar parte de um mercado que atualmente dá maior lucro nesta atividade: as grandes picapes, como a Mitsubishi L200 e os chamados utilitários esportivos, como o Pajero. Isso fez com que o número de equipes oficiais, representando fábricas no Rally Paris-Dakar, crescesse e por conseqüência a corrida tecnológica também.
Para este setor industrial e produtos diretamente ligados a ele, como combustíveis, lubrificantes e pneus, uma competição como esta serve a duas coisas. Ao mesmo tempo em que a empresa apóia o esporte e tem sua divulgação, torna o esporte um campo de pesquisa e desenvolvimento de seus produtos.
Sabendo disso, os organizadores procuram estabelecer limites para manter a competitividade e a segurança da prova, criando um regulamento dentro do qual engenheiros e pilotos têm de encontrar um equilíbrio entre performance e resistência.
Então, além de tentarem tirar maior eficiência dos motores, que pelo regulamento do Dakar estão limitados a 300 hp, os especialistas estão trabalhando na diminuição, ou melhor, na distribuição do peso, melhorando a relação peso/potência, assim como facilitando o trabalho da suspensão e dos freios.
Esta tendência fez com que os carros mais preparados nesta prova tenham o motor numa posição diferente daquela tradicional, na frente, sobre o eixo dianteiro. Aqui a moda é deslocar a máquina para trás. Em alguns casos, o motor fica 100% dentro da cabine e piloto e co-piloto se espremem nos cantos para dar espaço.
As carrocerias e outras peças, originalmente feitas de metal, são reproduzidas em kevlar ou carbono, mais resistente e mais leve. São caras, muito caras. Custam mais que um carro, mas feitas sob medida para vencer.
Acompanhe a cobertura do Paris-Dakar pelo site www.parisdakar.com.br
Klever Kolberg, 40, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 15 anos.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática IBM Business Partner, Nera Telecommunications, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Kodak Professional, Adventure Gears, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg – Da Tunísia
Last modified: janeiro 7, 2003