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Na Rota do Rally Paris-Dakar 2003: O que levar

Redação Webventure/ Parceiros

Em nossas palestras falamos sobre planejamento e respondemos perguntas sobre o que levamos no veículo para um dia no Dakar, fora todos os suprimentos, peças, pneus e combustíveis que nossos caminhões de apoio transportam. Nossa equipe é a única a competir nas três categorias. O caminhão pode levar muita coisa, uma mini-oficina. Já a moto tem espaço limitado, além do que o peso atrapalha a pilotagem. Num estágio intermediário está o Mitsubishi Pajero Full Diesel, que tem sua capacidade de carga praticamente tomada pelo enorme tanque de 350 litros e quatro estepes.

Vamos nos concentrar na moto. Toda a tecnologia não diminui a importância de alguns cuidados. Esteja preparado para uma pane mecânica ou um acidente. Nesta situação você pode ser obrigado a desviar o rumo e não ir para o acampamento, onde você encontraria suas coisas. Então é importante estar com os documentos pessoais, como passaporte, carteira de vacinas e carteira de habilitação, dinheiro, cartão de crédito e a passagem aérea de volta.

Um kit de primeiros socorros, com medicamentos conhecidos e outros utensílios domésticos, pode ser útil. Causa uma certa inibição falar de diarréia. E já que falamos nisso, tenha uma boa quantidade de papel higiênico, produto raro nestas áreas.

Na moto o regulamento obriga a levar três litros de água potável, kit de sinalização (espelho, isqueiro, lanterna, fogos e fumaças sinalizadoras) e uma baliza eletrônica, aparelho que emite sinais informando à organização da prova a localização do piloto e a necessidade de urgência para o resgate. Não é obrigatório, mas aconselhável, levar ferramentas e peças que possam ajudar a resolver pequenos problemas, como uma câmera de ar.

Sua mochila já deve estar cheia e nem falamos na alimentação. Aqui começa a parte da lista onde acontecerão os cortes. O ideal seria levar comida para três dias, tempo que você pode ficar no deserto até ser resgatado. Para ter certeza da comunicação, recomenda-se o uso de telefones via satélite, tipo Nera.

O Dakar 2003 será mais frio. Durante o dia os termômetros devem ficar entre 10ºc e 20ºc e as noites beiram temperaturas negativas. É aconselhável roupa quente, luvas, gorro, saco de dormir e barraca especiais. Mas aonde colocar tudo isso? A resposta está mais para o que falou um velho ‘filósofo“ e ex-presidente do Corinthians, Vicente Matheus: “Quem está na chuva é para se queimar”.

Klever Kolberg, 40, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 16 anos.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática IBM Business Partner, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

Este texto foi escrito por: Klever Kolberg

Last modified: dezembro 5, 2002

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