Já estou em pleno deserto do Saara e escrevo em meu notebook Thinkpad apoiado no chão da minha modesta barraca de lona, sem mesa e sem cadeira, ou qualquer infra-estrutura. A eletricidade vem do carro, o telefone para conexão na internet não é uma linha normal e nem um celular. É um Nera, destes que os aventureiros utilizam para ligar de pontos extremos, como o pólo sul ou o pico Everest. De onde estou, e praticamente 100% destes dias, a paisagem pode até mudar, mas ela é composta sempre pelos mesmos elementos: sol, areia, pedras e vento.
Existe um item a mais, as filas. Pode parecer incrível falar em filas num rali como o Paris-Dakar, mas são quase marca registrada desta aventura. É fila para tudo. Fila para dar a largada, fila da chegada, fila do abastecimento, fila do café da manhã e do jantar, fila do livro de bordo e por aí vai.
A pior delas não é no deserto e sim no navio que nos trouxe à África. Estávamos em um grupo de 1.200 pessoas e na hora de comer não era necessário ter fome, mas ir para a fila que durava cerca de 40 a 70 minutos. Então, no meio daquela confusão, pois era daquelas filas tipo funil, começando com 10 e acabando com apenas duas, a fome dava as caras.
Tem uma fila que não é diária. É uma fila de apenas dois lugares, quando você alcança o concorrente da frente e ele não quer dar passagem. Pode ser uma fila demorada, e perigosa, porque nesta posição você está na poeira, em pleno vôo cego.
Graças a Deus, ou seria melhor dizer, ao menos uma fila não existe. A fila do banheiro. E nem estou falando em tomar banho… A palavra água aqui não existe nem no título deste artigo. Na hora das necessidades, é preciso trazer o armamento e uma lanterna para as vontades noturnas. Como costumo dizer em minhas palestras, aqui o banheiro é gigantesco e tem visão panorâmica.
Acompanhe a cobertura do Paris-Dakar pelo site www.parisdakar.com.br
Klever Kolberg, 40, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 15 anos.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática IBM Business Partner, Nera Telecommunications, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Kodak Professional, Adventure Gears, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg – Na Líbia