Pode até parecer que não para muita gente, mas quando estamos participando de um rali é uma grande oportunidade para fazer e encontrar amigos. Está certo que às vezes é o amigo da onça. Não estou mandando recado nas entrelinhas para ninguém, mas a oportunidade faz o ladrão. Mas acreditem, se isso existe é uma minoria ou até é o resultado de uma má interpretação.
Também, quando amigos se encontram em um ambiente competitivo, as situações inuzitadas e o desempenho de quem não está no degrau mais alto do pódio, são enorme fonte de gozação. Não adianta ficar na sua, alguém sempre vai atirar a primeira pedra, e naturalmente o alvo torna-se alvo comum, ou você acha que alguém nasceu para ser advogado do diabo?
Pobre de você, se num daqueles dias em que nada deu certo, que você acordou com o pé esquerdo, e bateu, capotou. Dá vontade de nem aparecer, mas não adianta, com o advento da internet, se a malhação não for ao vivo, acaba sendo nos famosos e-groups. Fica tudo registrado.
Os menos avisados tentam se defender. Luta inglória, só faz excitar o batalhão de torturadores ideológicos. Isto acaba tornando-se um instinto. Quando você toma um tombo de moto ou bate o carro, a primeira atitude não é ver o seu estado físico ou do seu equipamento. Mais importante é verificar se não tem ninguém olhando ou pior, fotografando e filmando. Como a vergonha é dolorosa.
Já passei por isso, não uma nem duas vezes, mas várias. E sabe como é, quando o grupo é de amigos, daqueles calejados, ai, nem com uma vitória você fica imune. Todo dia é dia de subir no trono. Já que não dá para ganhar todas, então o negócio é unir-se a eles, e se divertir, gozando da própria cara.
Estou participando do Rally Terra Brasil, a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O Rally dos Sertões é a próxima etapa, e teremos outras até o final do ano, quando embarco com a equipe Petrobras Lubrax para a nossa 17ª participação consecutiva no Rally Paris-Dakar. Então vou aproveitar para contar tudo o que acontece nestas provas.
Me ajude a escrever o próximo artigo. Faça perguntas, envie sugestões e tire suas dúvidas através do site www.parisdakar.com.br
Klever Kolberg, 41, é piloto do Mitsubishi da Equipe Petrobras Lubrax
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil e Behr.
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg
Last modified: junho 21, 2003