Telefonica Blue segue na liderança (foto: Gabriele Olivo/ Equipo Telefonica)
Somente cinco barcos permanecem na 4ª perna da Volvo Ocean Race, que terminará no fim desta semana em Qingdao, na China. Na aproximação de Shangai, após a passagem por Taiwan, o Telefonica Blue mantém a liderança, aparentemente sem avarias na embarcação. Torben Grael é o segundo colocado com o Ericsson 4, porém o barco passou por reparos feitos pela tripulação.
Os ventos de até 92km/h (50 nós) e as ondas de dez metros causaram muitos danos aos barcos. Torben ainda passou pelos Dangerous Grounds, formações de recifes à costa da ilha de Talauán. O resultado de tantos incidentes foram muitas perdas, que ele mesmo conta em e-mail enviado direto do Ericsson 4.
Por aqui, como diz o Lars realmente falta Dreher, QUE DUREZA !!! Temos sido super cautelosos com nossa nave, mas mesmo assim o bicho tá pegando… Ontem, após boa recuperação no período de menos vento, quando entrou o vento forte de novo tivemos muitos problemas.
Estávamos preparados e fomos reduzindo as velas de acordo. Quando estávamos de storm jib e 3 rizos, a alça que segura a amura da storm jib no convés, depois de outra das enésimas porradas na onda, foi arrancada levando um pedaço do convés com ela.
Para podermos arriar a dita cuja tivemos de andar de popa um bom tempo. A diferença é que de contravento se vai a 10 nós e de popa a 25. O Horacio colocou todas as esponjas que tínhamos no buraco e seguimos adiante só de grande com 3 forras mas não podíamos ir mais rápido do que 7 nós pois as porradas nas ondas estavam fortes demais.
Mais adiante paramos por mais um bom período e Horacinho colocou duas placas de carbono cortadas de uma chapa grande que levamos a bordo, aparafusadas no lugar, uma por cima e uma por baixo com a ajuda do Blood e do Dave.
Agora estamos sem storm jib, sem radar, sem AIS (aparelho que dá o nome , direção e velocidade dos navios) sem nenhuma informação de vento, vaso que não dá descarga direito, G 1 e G 3 delaminando, e grande com um bom talho e delaminando também.
De bom tem que ainda não ficou gelado, e que graças a Deus continuamos indo para Qingdao. Nosso navegador que, tocando a madeirinha aqui, é das poucas coisas que ainda funciona (não sei como pode um computador funcionar nessas condições) prevê nosso ETA para dia 29 no fim do dia, mas primeiro é preciso chegar, depois ver quando. E falta muito para qualquer tipo de previsão.
Os barcos remanescentes – O norte-americano Puma segue na regata com a retranca quebrada e a 3ª posição, atrás 16 milhas náuticas do Ericsson 4. Já o Delta Lloyd, do brasileiro André Fonseca, abriu 237 milhas náuticas de diferença do barco espanhol de Bouwe Bekking.
O Green Dragon é o quinto e último barco na disputa desta etapa, com 295 milhas de distância para o primeiro colocado. Os barcos velejam com ventos entre 10 e 15 nós e a previsão é que se mantenha essa velocidade nas próximas 12 horas.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure