Jaqueline Mourão é uma das favoritas para representar o país no Pan (foto: PPPress/ Divulgação)
Faltam menos de cinco meses para o início dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Mas esse tempo ainda parece ser uma eternidade quando o assunto é o mountain bike.
A única certeza é o local da prova, que será realizada no Morro do Outeiro, ao lado do autódromo de Jacarepaguá. Mas, por enquanto, só há o local. A pista ainda não está pronta, mas deverá ter cinco quilômetros, sendo mais ou menos três quilômetros dentro de uma mata fechada.
Haverá duas áreas de apoio de hidratação e mecânico, afirmou Eduardo Ramires, diretor da prova de MTB no Pan. Segundo ele, serão provavelmente oito voltas para o masculino e sete voltas para o feminino. Mas isso será definido mais próximo do evento porque a pista não está terminada. Dessa forma, não tenho como determinar o tempo de cada volta, que é o critério para definir o número exato de voltas, completa Ramires.
A determinação da União Ciclística Internacional (UCI) é que a prova da elite masculina tenha entre 2 horas e 2h15 e a elite feminina de 1h45 a 2 horas.
Atletas – Por país, são dois atletas no masculino e um no feminino. Mas o Brasil ainda não definiu quem vai. Os atletas estarão sendo observados nas competições nacionais e internacionais até o mês de maio, quando estaremos fazendo a inscrição dos atletas para o Pan. No mês de Junho faremos a confirmação definitiva dos nomes que estarão representando o país nos jogos, afirmou José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
No masculino, quatro atletas são fortes candidatos a ocupar as duas vagas no Pan. Edivando Souza Cruz é o nome mais cotado. O atleta é o atual campeão da Copa Internacional de MTB e foi o representante brasileiro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Além dele, Ricardo Pscheidt, Abraão Azevedo e Gilberto Góes, que conquistou o Iron Biker (MG), buscam as vagas.
No feminino, a atual campeã da Copa Internacional de MTB, Jaqueline Mourão já sonha com a vaga. A atleta também participou das últimas Olimpíadas, ganhou o título do COB como melhor atleta de MTB do país e é o nome mais forte para ocupar a vaga brasileira no Pan. Mas quem também está no páreo é Julyana Machado, Roberta Stopa e Erika Gramiscelli. As três terminaram 2006 bem colocadas no ranking da CBC.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: fevereiro 1, 2007