Finalizado o reconhecimento do percurso, a edição 2000 da Expedição Mata Atlântica, que terá cobertura on line da Webventure, reúne desafios ainda maiores. Ao todo, a corrida de aventura pioneira no Brasil vai passar por dois estados, 10 municípios e, aproximadamente, 40 vilarejos e comunidades isoladas, percorrendo mais de 450km em até seis dias de competição entre 21 e 28 de outubro. Não haverá interrupções noturnas (dark zone), o rafting passa a fazer parte da prova num trecho em que haverá corredeiras de nível V (as maiores do Brasil) e pode haver durante a competição a necessidade de os atletas realizarem um rapel seguindo de tirolesa, a 400m de altura.
Se altura não for problema, mas o nível das corredeiras do rio assustar alguém, a organização alerta que só vai permitir a descida em bote em corredeiras de nível III+ ou inferior. Nos outros casos, quando os competidores encararem quedas d’água de até quatro metros, elas deverão ser transpostas utilizando as cordas (equipamento obrigatório). Haverá 25 técnicos da modalidade acompanhando a prova no rio que ainda não foi revelado.
“Tenho quase certeza de que as primeiras equipes vão fazer o rafting à noite. Pode ser que elas fiquem até 12 horas na água”, alerta Alexandre Freitas, organizador da EMA. O caminho será iluminado por sinais verdes e, quando não for possível descer uma corredeira, haverá um grupo de pessoas no local para monitorar o encordamento.
Coragem – Para as atividades de montanha, cada equipe competidora deverá levar um par de aparelhos para ascensão, que serão usados até para subir cachoeiras. Há a possibilidade de os times fazerem rapel seguido de uma tirolesa, a 400m do solo. “Eu já fiz todo o percurso e garanto: é assustador. Aposto que algumas equipes muito fortes vão chegar lá e vai ter gente que dirá: ‘não vou descer’, ainda mais que todo mundo vai estar bastante desgastado naquela altura da prova”, diz Freitas.
Em todo o percurso, a soma das oscilações (aclives/declives) será de 15 mil metros. “Será preciso muito esforço físico. Para se ter uma idéia, no PETAR 2000, etapa do Circuito Brasileiro de Aventura, a oscilação não chegou a 5 mil metros.”
Nos trechos de mountain biking o desafio será a série de single tracks. A orientação estará presente em todas as etapas do evento. A canoagem, que já esteve presente em 99, completa a lista de esportes desta edição. Para maiores informações, visite o site www.ema.com.br
Cobertura 2000 – A Webventure foi escolhida, pela terceira vez consecutiva, como o site da cobertura on line oficial da EMA. A parceria existe desde que o evento foi criado e aqui estarão todas as emoções da edição 2000 em reportagens, fotos, áudios e vídeos. Enquanto ela não começa, clique aqui para reviver as provas anteriores.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 28, 2000