Neste sábado (5), crianças e adolescentes do projeto Nadando com Thiago Pereira participaram dos Jogos Estudantis 2024 de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde puderam demonstrar suas habilidades em uma das competições mais aguardadas: a natação. Representando suas escolas, esses jovens atletas se destacaram nas provas de uma edição histórica do evento, que contou com a participação recorde de 64 instituições de ensino — incluindo escolas das redes municipal, estadual, federal e particular.
Os Jogos Estudantis, iniciados em 14 de setembro, têm seu encerramento previsto para 1º de novembro, reunindo mais de 7.000 alunos, de 9 a 17 anos, em 29 modalidades esportivas. A participação dos nadadores do Nadando com Thiago Pereira reflete o sucesso do projeto, criado pelo medalhista olímpico para fomentar a prática esportiva na formação de crianças e adolescentes.
Desde sua fundação, em agosto de 2022, o projeto já beneficiou aproximadamente 300 jovens por ano, oferecendo aulas semanais de natação e promovendo saúde, bem-estar e inclusão através do esporte.
“Nosso maior objetivo é fazer com que o esporte faça parte do dia a dia dessa garotada, pra uma vida mais saudável e segura. E como eu sempre digo, quanto mais jovens estiverem nadando, maior vai ser a nossa base de potenciais atletas pro futuro. Apesar de nosso objetivo não ser formar atletas de alto rendimento, participar dos Jogos Estudantis é uma oportunidade única pra esses alunos viverem pela primeira vez o ambiente de competição, o que é muito saudável”, afirma Thiago Pereira.
A participação dos alunos no evento reforça o compromisso do projeto em usar a natação como ferramenta educacional, transmitindo valores essenciais como disciplina, superação e trabalho em equipe.
Entre os competidores do projeto estão os irmãos Felipe e Sofia. Felipe disputa na categoria sub-15, enquanto Sofia compete na sub-13, ambos representando uma escola da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda).
“Para mim, os Jogos Estudantis são uma ótima oportunidade para representar o projeto Nadando com Thiago Pereira, porque é uma competição grande. Tenho a expectativa de chegar entre os três primeiros”, comentou Felipe. Sua irmã, Sofia, complementou: “Os Jogos vão ser uma oportunidade muito legal para todos nós. Estou treinando muito e espero terminar entre os primeiros também”.
Thiago Pereira, medalhista de prata nos Jogos de Londres 2012, estará em Volta Redonda nesta semana para acompanhar os preparativos e dar dicas aos jovens nadadores.
Sobre o Nadando com Thiago Pereira
O projeto oferece, em Volta Redonda (RJ), aulas de natação que vão desde noções básicas de segurança na água até a preparação de crianças e adolescentes que sonham em seguir os passos do medalhista. Utilizando as instalações do Parque Aquático Municipal, as aulas são inteiramente gratuitas. O programa é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Fundação CSN, Vulcabrás e Grupo Nossa Senhora do Ó, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal.
O Instituto Thiago Pereira, que coordena o projeto, tem como missão tornar o esporte acessível, promover valores fundamentais e utilizar a natação como uma ferramenta de prevenção de afogamentos. Thiago Pereira, sobrevivente de um afogamento aos 2 anos, sempre reforça a importância de saber nadar para aumentar a segurança e o desenvolvimento das crianças.
Last modified: outubro 8, 2024