O Parque Nacional do Itatiaia é um templo da escalada e do trekking. (foto: Arquivo Destino Aventura)
Aventura e romance formam um casal perfeito. Diversos destinos de atividades radicais do nosso país oferecem, nas cidades próximas, um clima ideal para os namorados. Quer opção melhor do que se aventurar muito durante o dia e, à noite, relaxar num jantar romântico numa aconchegante pousada ou olhar as estrelas?
O Webventure sugere abaixo 12 destinos. Faça sua escolha e curta momentos diferentes com sua cara-metade.
Os paraísos
- Caraíva (BA) conquista com o jeito rústico
Localizada ao sul da Bahia, Caraíva é um mundo à parte dentro da Bahia. A começar pelo acesso ao vilarejo, feito em pequenas canoas através do rio Caraíva. Lá, não é permitida a entrada de automóveis. As ruas de areia e as casas coloridas dão um charme todo especial a esse lugar. Além de oferecer inúmeras atrações durante o dia, como caminhadas, passeios de barco, à noite há diversas opções de bares, restaurantes e lugares para dançar. - Itaúnas (ES): dunas e muito forró
Ao norte do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia, Itaúnas é conhecida por suas lindas dunas e o forró contagiante que envolve toda a vila. As dunas atingem até 30 metros de altura e são de areia dourada e finíssima. Em Itaúnas está presente também o Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas da região. Sem dúvida, um lugar encantador, com muita natureza, forró e cultura local. - Península de Maraú (BA): lagoas de água doce e recifes
Localizada entre Morro de São Paulo e Itacaré, dois paraísos naturais do sul da Bahia, a Península do Maraú não fica atrás desses dois destinos. Entre as suas belezas naturais estão lagoas de água doce, manguezais, matas virgens, coqueirais, piscinas naturais e praias repletas de recifes. O acesso de carro é um pouco difícil, o que não é de todo ruim, pois ajuda a conservar esse pedacinho do céu.
Os destinos abaixo são conhecidos como locais ideais para viagens a dois, com o clima mais frio, hospedagens para todos os gostos (até os mais sofisticados) e paisagens inspiradoras. E também reservam muita aventura e natureza exuberante. Confira!
- Campos do Jordão (SP): a montanha é o destino
Esta cidade é um roteiro perfeito para quem gosta de esportes de aventura, diversidade gastronômica e procura ainda o clima de romance da Suíça brasileira. Em seus arredores e cidades vizinhas estão famosos points de escalada, como o complexo do Baú. - Canela (RS): encare suas águas geladas
Além dos chocolates, lã, artesanato e artigos em couro, Canela também oferece diversas atividades ligadas à natureza como o rafting, canionismo e escalada. O frio típico do local dá um charme a mais à esta cidade. - Monte Verde (MG):
os caminhos da Mantiqueira
Localizada no sul de Minas Gerais, Monte Verde lembra muito as cidades européias. Isso devido à influência desse povo na sua ocupação que deixou suas marcas no artesanato e na culinária. O clima frio contribui para a ambientação européia. Além disso, Monte Verde mantém boa parte da Serra da Mantiqueira, onde se localiza, conservada, oferecendo para o turista diversas opções de caminhadas em meio à natureza. - Parati (RJ): mergulhando na história
Muito mergulho, praias, cachoeiras, fazendas históricas, trilhas e muita cultura é o que oferece a cidade de Parati. Localizada no eixo Rio-Santos, Parati tem 300 praias e 65 ilhas. O charme da cidade, toda em estilo colonial, fica por conta do calçamento pé-de-moleque, que são grandes pedras desordenadas. Quer saber mais dos mergulhos? Clique aqui. - São Luís do Paraitinga (SP): aventura e cultura
Localizada na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté, São Luís do Paraitinga é uma cidade encantadora. De arquitetura tipicamente colonial, essa cidade tem seu aspecto cultural bastante desenvolvido. Festas folclóricas, músicas regionais e o artesanato são alguns dos seus atrativos. Além disso a cidade está cercada pela Mata Atlântica, possibilitando a prática do trekking e o rafting no Rio Paraibuna.
Conhecidos como alguns dos melhores lugares para se aventurar no Brasil, esses destinos são ideais para casais que não dispensam a adrenalina, mas ali eles também poderão curtir momentos de muita paz.
- Itatiaia (RJ): templo da escalada e do trekking
Localizado na divisa dos estados do RJ e MG, Itatiaia é um dos poucos destinos onde o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática da escalada em rocha e florestas úmidas, com deliciosas cachoeiras. O Parque é dividido em duas partes: a alta, onde encontramos as montanhas, com destaque para o Pico das Agulhas Negras, e a baixa, onde predominam as cachoeiras ideais para banho e há hospedagens aconchegantes. - PETAR (SP)
Para quem gosta de cavernas esse roteiro é um prato cheio. Com mais de trezentas cavernas o Parque foi criado em 1953. Porém, só foi aberto para o público na década de 80. Nem todas as cavernas podem ser visitadas e o uso do capacete, equipado com lanterna ou carbureteira, é obrigatório. As trilhas existentes contam com a presença da Mata Atlântica original. - Serra dos Órgãos (RJ):
outro lado do Rio de Janeiro
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui uma área de 11 mil hectares (aproximadamente a área de Cuba) e está localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Oferece inúmeras atrações aos visitantes: trilhas para trekking, cachoeiras, rochas para escalada e lindas vistas nos campos de altitude. Acessível pelas charmosas cidades e Petrópolis e Teresópolis.
Este texto foi escrito por: Webventure