Webventure

Navegador conserta motor no meio da especial do Rally dos Sertões


Motor da dupla Petrobras teve problema com água (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)

Direto de Paranã (TO) – Depois do diferencial quebrado logo no início da especial, o carro de Jean Azevedo/ Youssef Haddad, da equipe Petrobras Lubrax, teve mais uma surpresa na etapa maratona de sábado (21): a água. Na última travessia de rio, acabou entrando água no motor, que parou de funcionar.

Por ser etapa maratona, os veículos não podem ter nenhum tipo de auxílio das equipes de apoio, nem troca de peças. Por isso o conserto do carro precisou ser feito no próprio local para a dupla não perder a especial e continuar na prova.

Youssef, que trabalhou por muitos anos como engenheiro na Mitsubishi, começou a desmontar o motor da Pajero Full até descobrir o problema. “O motor apagou, demontei toda a parte eletrônica e fui secando componente por componente e abri o sistema de compressão para tirar a água. Na afobação, não encontro nem a ferramenta ideal… mas o importante é ter chegado no fim da especial”, comenta.

Na manhã deste domingo (22), Youssef terá 30 minutos para colocar o motor em ordem. “Eu acho que sei o que é. Acredito que dará para deixar o motor em ordem”, disse. “Agora o diferencial, só quando terminar o dia, em Palmas (TO).”

Mesmo tendo resolvido o problema em 40 minutos, ele afirmou não ter muita experiência com motores à gasolina, como o da Pajero Full da dupla. Sua especialidade são os motores à diesel.

“Disse ao Jean que a quebra terá de ser muito grande para nos deixar no meio da especial. De um jeito ou de outro levaremos o carro até Natal”, completa.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni/ Webventure