O Shuten-Doji II de 50 pés tripulado apenas por Minoru Saito na volta ao mundo (foto: Jeremy Firth)
Minoru Saito, um japonês de 71 deu a volta no planeta em solitário a bordo de um veleiro e ganhou o recorde do homem mais velho a completar o percurso. A viagem do navegador japonês durou 233 dias e foi sem escalas. Partindo do Pacífico em 16 de outubro de 2004, Saito navegou pelos mares do sul para completar a volta, a sétima da sua carreira, sendo quatro pela Around Alone.
Ele pretende ganhar o reconhecimento do Livro dos Recordes pela façanha, informaram agências internacionais. A chegada foi no porto de Miura, em Kanagawa, ao sul de Tóquio, a bordo do Shuten-Doji II, um monocasco oceânico de 50 pés.
Durante o percurso, o veleiro apresentou problemas na comunicação, o que não foi suficiente para desmotivar o navegante que levou três meses para atingir o Cabo Horn e um mês depois já tinha cruzado o Atlântico e estava no Cabo da Boa Esperança. Antes de retornar ao Japão, Saito passou pela Indonésia, acima da Linha do Equador.
Ele não é o único japonês a ser reconhecido por realizar aventuras extremas em idade avançada. Em outubro passado, o jornal americano Washington Post publicou um artigo sobre japoneses que alcançavam a longevidade se aventurando. O diário destacou que o alpinista mais antigo a chegar no topo do Everest também é do Japão, Yuichiro Miura, em 2003, com 72 anos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 7, 2005