Foto: Pixabay

Nelsinho Piquet campeão da temporada

Redação Webventure/ Parceiros

Nelsinho recebe o abraço da mãe (foto: )
Nelsinho recebe o abraço da mãe (foto: )

Rio de Janeiro Danilo Dirani conquistou sua segunda vitória na Fórmula-3 Sul-Americana na tarde deste domingo no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio, e reassumiu a vice-liderança da mais tradicional categoria continental. Mas o maior vitorioso do dia foi Nelsinho Piquet, segundo colocado na prova e que garantiu o título de campeão da Fórmula-3 Sul-Americana.

Nelsinho deu um verdadeiro show de pilotagem ao completar mais da metade da prova com a base do aerofólio quebrada. Ele mostrou muita habilidade para, mesmo com visíveis problemas de dirigibilidade, manter o carro na pista e ainda pressionar Danilo Dirani. Assim que cruzou a linha de chegada, Nelsinho festejou muito e aproveitou sua passagem na frente das arquibancadas, onde tinha uma torcida organizada para ele, para fazer zerinhos, levantar muita fumaça e levar a galera ao delírio.

Antes de chegar ao parque fechado, Nelsinho fez mais festa para comemorar a conquista. Assim que parou o carro foi abraçado e carregado nos ombros pela equipe, recebeu beijos da mãe, a holandesa Sylvia Tamsma, que não resistiu e chorou de emoção, e de Viviane Piquet, a atual mulher de seu pai, o tricampeão mundial de Fórmula-1 Nelson Piquet.

“Queria que meu pai estivesse aqui mas, infelizmente, não deu, pois ele teve de viajar para os Estados Unidos. Quero agradecer a toda a minha equipe pelo trabalho, que foi excelente. Quero continuar ganhando corridas o ano todo !”, completou Nelsinho, que na próxima temporada vai correr na Fórmula-3 Inglesa, último passo antes de realizar o sonho de chegar à Fórmula-1.

Para Danilo Diani a vitória foi uma recompensa pela perseverança de toda a equipe Cesário F3. Danilo foi o único piloto a vencer Nelsinho duas vezes nesta temporada, onde o campeão da F-3 Sul-Americana conquistou 11 vitórias em 14 corridas. Zeca Cardoso e Angelo Serafim ganharam as outras duas corridas em 2002.

“Foi uma prova dura, pois sofri pressão durante toda a corrida. Foi fundamental ter largado e me mantido na frente do Nelsinho, pois sei que o desgaste dos pneus nesta pista é muito grande. Procurei economizar ao máximo. Tem sido muito difícil sentar no carro para guiar e não podia sequer pensar em uma vitória. Estou feliz, pois voltei a ser vice-líder !”, disse Danilo que fez questão de parabenizar Nelsinho pela conquista do título.

Na Fórmula-3 Light, a vitória ficou com Daniel Landi com Duda Azevedo em segundo lugar e Rodrigo Ribeiro na terceira posição. Com o resultado, Duda se manteve na liderança da categoria com os mesmos 18 pontos de vantagem que tinha antes da rodada dupla no Rio. No sábado, Landi venceu mas foi punido com 20 segundos e caiu para a segunda posição, com Duda saindo como vencedor.

“Mostrei que meu resultado de sábado não foi por sorte e sim muito trabalho meu e de toda a equipe. Já tinha dito e repito que a disputa será assim até o final da temporada. O título só vai ser decidido na última corrida do ano”, disse Landi.

Duda reclamou de problema no motor, mas se disse contente com a segunda colocação e por ter mantido a diferença para Landi, seu companheiro de equipe na Cesário F3 e maior adversário na disputa do título.

“Foi uma corrida complicada, pois no warm-up meu motor apresentou problemas, tivemos de trocá-lo. Se por um lado fiquei feliz por ter conseguido correr, por outro o motor novo não tinha o mesmo rendimento do outro e nas retas o Landi era mais veloz do que eu”, disse Duda que no final da prova escapou para a brita mas ainda assim conseguiu retornar à pista e terminar a corrida.

Resultado da corrida:
1) Danilo Dirani, 37m33s407
2) Nelsinho Piquet, a 0.880
3) Thiago Medeiros, a 3s9
4) Wagner Ebrahim, a 15s041
5) Zeca Cardoso, a 26s726
6) Daniel Scandian, a 27s345
7) Angelo Serafim, a 46s229
8) Ernani Judice, a 1m06s429
9) Daniel Landi (Light), a 1m31s113
10) Duda Azevedo (Light), a 1m39s313
11) Rodrigo Ribeiro (Light), a 1 volta
12) Hybernon Cysne (Light), a 1 volta

Os dez primeiros da Fórmula-3 Sul-Americana

1) Nelsinho Piquet, 236
2) Danilo Dirani, 140
3) Wagner Ebrahim, 139
4) Thiago Medeiros, 107
5) Zeca Cardoso, 99
6) Angelo Serafim, 96
7) Felipe Longano, 57
8) Daniel Scandian, 53
9) Henrique Favoretto, 52
10) Luc Baumer, 47

Os dez primeiros na F-3 Light

1) Duda Azevedo, 197
2) Daniel Landi, 179
3) Ricardo Caíto Risatti, 102
4) Hybernon Cysne, 98
5) Rodrigo Ribeiro, 79
6) Bruno Bari, 60
7) Paulo Salustiano, 52
8) Fábio Souza, 38
9) Jaime Câmara Neto, 21
10) Beto Haddad, 20

A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. O patrocínio é da AutoTrac, CEB e Pirelli.

Este texto foi escrito por: Milton Alves

Last modified: outubro 20, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure