Nelsinho festejou sua terceira vitória na temporada (foto: Sérgio Sanderson)
Curitiba Nelsinho Piquet venceu de ponta a ponta a sexta corrida da temporada da Fórmula-3 Sul-Americana na tarde deste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba. Com o resultado, o filho do tricampeão mundial de F-1 Nelson Piquet, voltou à liderança isolada do campeonato, pois no sábado ele e Danilo Dirani estavam empatados com 61 pontos. Thiago Medeiros ficou em segundo com Wagner Ebrahim na terceira colocação. Na F-3 Light, vitória do argentino Ricardo Caíto Risatti, com Duda Azevedo em segundo e Daniel Landi na terceira posição.
Nelsinho Piquet, que largou na pole-position, sua quinta na temporada, não deu chances aos adversários e ainda contou com o motor do carro de Danilo Dirani, o segundo no grid, ter apagado na largada. Ele soube se aproveitar da situação e abriu boa vantagem para Thiago Medeiros.
Larguei bem e fui abrindo a cada volta. Meu carro estava equilibrado e tentei manter a constância em toda a corrida. Estou muito contente por ter voltado à liderança isolada do campeonato. Largar de novo na pole me deu mais confiança ainda, disse Nelsinho.
Para Thiago Medeiros, que com o resultado se manteve na terceira colocação do campeonato, o principal problema foi nas primeiras voltas.
O Nelsinho lidou melhor do que eu com os pneus frios, abriu boa vantagem e conseguiu mantê-la até o final. No geral, acho que foi um bom resultado, pois estou entre os primeiros e me mantenho na briga pelo título, completou.
Com os 12 pontos do terceiro lugar, Wagner Ebrahim passou a ocupar a quarta posição no campeonato. Pelas dificuldades enfrentadas durante a corrida ele se disse feliz com o resultado.
Estava acompanhando o ritmo do primeiro e do segundo, mas depois de algumas voltas o pneu esquerdo dianteiro apresentou bolhas e o carro ficou inguiável, pois esse pneu é o que mais apóia nas curvas. Tentei me manter ali e cheguei ao pódio.
Na F-3 Light, o argentino Ricardo Caíto Risatti obteve sua segunda vitória na categoria. Ele também havia vencido uma em Paraná, na Argentina. O resultado serviu para lavar a alma de seu pai, o ex-piloto de F-3 Ricardo Risatti, que em 1996 liderava a corrida em Curitiba e um problema no motor, na última volta da corrida, lhe tirou aquela que seria sua única vitória na categoria.
Foi a revanche dele e um bom resultado para mim, pois tive problemas no carro durante o final de semana e não acreditava que poderia vencer. Soube aproveitar uma chance e ganhei. Quem sabe agora consiga patrocínio para correr o restante da temporada, disse Caíto.
Duda Azevedo, que conquistou sua quinta segunda colocação em seis provas, voltou a destacar a regularidade como ponto fundamental para se manter na liderança da F-3 Light.
Por ter dado duas voltas a mais na classificação, devido a problemas no rádio que não funcionou, tive de largar em último. Numa tentativa de ultrapassar o Landi, fui para a parte suja da pista e aí não deu para segurar. Mantenho a opinião de que o importante é pontuar.
Para Daniel Landi, vice-líder da F-3 Light, o carro sofreu grande mudança deste sábado, quando ele venceu a corrida, para o Domingo.
No Sábado larguei bem e hoje meu carro estava saindo muito de traseira. Vi que os dois (Caíto e Duda) vinham muito forte e não daria para segurá-los. Pensei no campeonato, disse Landi.
Resultado da corrida:
1- Nelsinho Piquet, 27 voltas
2- Thiago Medeiros
3- Wagner Ebrahim
4- Angelo Serafim
5- Luc Baumer
6- Danilo Dirani
7- Zeca Cardoso
8- Felipe Longano
9- Daniel Scandian
10- Ricardo Risatti (Light) 26 voltas
11- Duda Azevedo (Light)
12- Daniel Landi (Light)
13- Fábio Souza (Light)
14- Hybernon Cysne (Light)
15- Thiago Parazinho (Light) 25 voltas
16- Rodrigo Ribeiro (Light) 21 voltas
17- Henrique Favoretto 16 voltas
18- Rúben Carrapatoso 12 voltas
19- Bruno Bari (Light) 5 voltas
Classificação da Fórmula-3 Sul-Americana
1 Nelsinho Piquet, 81 pontos
2 Danilo Dirani, 67
3 Thiago Medeiros, 62
4 Zeca Cardoso, 49
5 Angelo Serafim, 45
6 Wagner Ebrahim, 43
7 Luc Baumer, 32
8 Rúben Carrapatoso e Henrique Favoretto, 26
10 Daniel Scandian, 25
11 Felipe Longano, 20
Classificação da F-3 Light
1 Duda Azevedo, 75 pontos
2 Daniel Landi, 64
3 Ricardo Caito Risatti, 48
4 Hybernon Cysne, 44
5 Daniel Lancaster e Bruno Bari, 40
7 – Rodrigo Ribeiro, 39
8 Fábio Souza, 38
9 Beto Haddad, 20
10 Thiago Parazinho, 6
Campeonato de equipes
1 Amir Nasr, 111
2 Avallone Motorsports, 88
3 Cesário F3, 87
4 Piquet Sports, 81
5 Brasília Racing, 57
6 Prop Car, 52
7 Cesário F3 Light, 6
8 Prop Car Light, 3
9 Sur Racing, 1
Este texto foi escrito por: Milton Alves
Last modified: maio 26, 2002