Foto: Pixabay

Nelsinho Piquet ganha na chuva de Cascavel

Redação Webventure/ Parceiros

Largada com o safety car (foto: )
Largada com o safety car (foto: )

Cascavel Nelsinho Piquet conquistou uma impressionante vitória na Fórmula-3 Sul-Americana na tarde deste domingo no Autódromo Internacional de Cascavel. Numa pista molhada devido à forte chuva durante toda a manhã e parte da tarde, o filho do tricampeão mundial de Fórmula-1 Nelson Piquet deu um show de pilotagem e conquistou sua 11.a vitória na temporada. No sábado Nelsinho garantiu a 14.a pole e largou na frente da antepenúltima etapa da mais tradicional categoria continental.

Na volta de apresentação, que devido ao perigoso estado da pista foi dada com o safety car na frente, Nelsinho rodou. Com isso, teve de largar em último lugar. Aí começou o show do mais jovem campeão de todos os tempos da Fórmula-3 Sul-Americana. Depois de cinco voltas com o safety car na frente do pelotão, foi dada a largada. Nelsinho foi ultrapassando os adversários com incrível facilidade e domínio sobre o carro na escorregadia pista de Cascavel.

Na volta 15 ele encostou no, até então, líder Danilo Dirani e o ultrapassou. Daí em diante foi abrindo vantagem e encerrou a corrida com mais de 21 segundos ma frente do segundo colocado.

“Logo no começo cometi um erro que até agora não entendi. Na hora não sabia se poderia ou não voltar para o meu lugar. Foi então que recebi, pelo rádio, a ordem da equipe para ir para último. Foi uma corrida maravilhosa e ainda tive a sorte de alguns carros na minha frente terem quebrado”, disse Nelsinho.

Para Danilo Dirani o resultado foi excelente na briga pelo vice-campeonato. Agora ele tem 167 pontos contra 149 de Wagner Ebrahim, seu mais direto concorrente e que não marcou pontos neste domingo.

“Foi uma corrida complicada, pois não tenho prática e nem confiança de andar na chuva. Quando vi o carro do Wagner Ebrahim parado tive um alívio Não deu para segurar o Nelsinho, que tem muita prática na chuva”, disse Dirani.

Zeca Cardoso, terceiro colocado na corrida, saiu mancando do carro devido a dores no joelho direito, consequência do acidente na tarde de sábado.

“A chuva provocou vários problemas eletrônicos no meu carro. Como, à exceção de um treino em Oberá, nunca tinha andado na chuva, acho que o resultado foi bastante positivo”, completou Zeca.

Na Fórmula-3 Light mais uma vez aconteceu uma intensa briga entre o vencedor Daniel Landi e o segundo colocado Duda Azevedo. Na volta de alinhamento para o grid, Duda se chocou com Juliano Moro e teve a suspensão esquerda dianteira destruída. Ele ainda conseguiu voltar para o box e contou com o atraso da corrida devido a uma forte chuva.

Numa demonstração da tensão entre os dois pilotos que brigam pelo título da categoria, Duda foi punido duas vezes, ambas por ultrapassar em bandeira amarela, e Landi sofreu uma punição pelo mesmo motivo. A diferença entre os dois continua de 18 pontos a favor de Duda: 232 a 214.

“A decisão ficou para Brasília Foi uma corrida difícil e estou contente por ter recuperado os cinco pontos que tinha perdido para o Duda”, disse Landi numa referência à vitória do companheiro de equipe na corrida deste sábado.

Duda fez questão de elogiar o desempenho e o trabalho de toda a equipe que conseguiu, em tempo recorde, colocar seu carro de volta na pista. Duda largou do box e mostrou grande capacidade de recuperação.

“Esse segundo lugar foi muito importante e queria dar parabéns a toda a equipe. Consegui fazer uma boa corrida graças a eles”, disse Duda.

Quem também demonstrava alegria pelo terceiro lugar, o segundo pódio consecutivo no final de semana, era Paulo Salustiano.

“Meu carro estava meio instável e aquaplanou várias vezes quando quase rodei. Mas, deu para administrar e levar até o final. Foi muito bom ter feito outro pódio”, completou o piloto numa referência ao terceiro lugar conquistado no sábado.

Resultado da 16ª etapa da F-3 Sul-Americana

1) Nelsinho Piquet, 45m55s445
2) Danilo Dirani, a 21s759
3) Zeca Cardoso, a 30s849
4) Daniel Scandian, a 34s518
5) Henrique Favoretto, a 37s448
6) Angelo Serafim a 49s105
7) Juliano Moro, a 50s093
8) Daniel Landi (F-3 Light), 1 volta
9) Duda Azevedo (F-3 Light), 1 volta
10) Paulo Salustiano (F-3 Light), 2 voltas
11) Rodrigo Ribeiro (F-3 Light), 3 voltas
12) Hybernon Cysne (F-3 Light), 5 voltas

Classificação da Fórmula-3 Sul-Americana

1) Nelsinho Piquet, 276 pontos
2) Danilo Dirani, 167
3) Wagner Ebrahim, 149
4) Angelo Serafim, 117
5) Zeca Cardoso, 111
6) Thiago Medeiros, 107
7) Daniel Scandian, 71
8) Henrique Favoretto, 65
9) Felipe Longano, 57
10) Luc Baumer, 47
11) Ruben Carrapatoso, 26

Classificação da Fórmula-3 Light

1) Duda Azevedo, 232 pontos
2) Daniel Landi, 214
3) Hybernon Cysne, 112
4) Ricardo Caíto Risatti, 102
5) Rodrigo Ribeiro, 89
6) Daniel Lancaster, 83
7) Paulo Salustiano, 76
8) Bruno Bari, 70
9) Fábio Souza, 38
10) Jaime Câmara Neto, 21.

Campeonato por equipes

1) Piquet Sports, 276 pontos
2) Avallone Motorsports, 264
3) Amir Nasr Racing, 232
4) Cesário F3, 224
5) Prop Car, 115
6) Brasília Racing, 104

As duas últimas corridas da Fórmula-3 Sul-Americana estão marcadas para dias 7 e 8 de dezembro em Brasília, no Autódromo de Brasília.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. Os patrocínios são da AutoTrac, CEB e Pirelli.

Este texto foi escrito por: Milton Alves

Last modified: novembro 10, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure