Nelsinho comemora com a equipe (foto: Sérgio Sanderson)
Fortaleza (CE) Nelsinho Piquet ganhou a décima etapa da Fórmula-3 Sul-Americana disputada na tarde deste domingo no Autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza, e disparou na liderança da competição. Agora ele, que já havia vencido a corrida de sábado, chegou a 161 pontos contra 100 de Danilo Dirani e 95 de Thiago Medeiros, o terceiro na classificação geral.
Esta foi a sétima vitória do filho do tricampeão mundial de Fórmula-1 Nelson Piquet, que no último sábado (dia 17) comemorou 50 anos. Durante a semana passada Nelsinho, disse que queria dar de presente ao pai as duas vitórias na mais tradicional categoria da América do Sul, cumpriu a promessa.
Realmente, estou muito feliz com mais uma vitória e dedico ao meu pai e a toda a equipe, que me deu um carro muito bom, disse Nelsinho.
Wagner Ebrahim ficou em segundo lugar e seu companheiro na equipe Avallone Motorsports, Angelo Serafim, acabou em terceiro com Danilo Dirani na quarta posição. No final da corrida, os comissários se reuniram para analisar uma reclamação de que Nelsinho teria ultrapassado sob bandeira amarela, o que é proibido pelo regulamento.
Depois de reunir os comissários e ouvir as explicações dos pilotos Nelsinho Piquet e Hybernon Cysne, da F-3 Light e que foi ultrapassado, foi decidida a manutenção do resultado.
Conversei com o Nelsinho e ele disse que viu a bandeira, mas recebeu um sinal do Hybernon para ultrapassá-lo. Logo em seguida chegou o Hybernon que confirmou ter dado o sinal com a mão para não atrapalhar o líder da corrida. Então, decidimos manter o resultado, explicou Montagnier.
Minutos antes da largada, quando os carros já estavam alinhados para o grid, vários pilotos deixaram os cockpits e entregaram à imprensa uma carta aberta endereçada à Confederação Sul-Americana de Automobilismo, Confederação Brasileira de Automobilismo e à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) onde, em linhas gerais, cobravam punições a possíveis irregularidades que teriam sido cometidas pela Piquet Sports, que teria com um F-3 em pistas vetadas pelo regulamento. A carta, entregue à imprensa por Thiago Medeiros, Zeca Cardoso e Hybernon Cysne, estava assinada por 13 pilotos da Fórmula-3 Sul-Americana.
Quem ficou contente com o terceiro lugar na décima corrida da temporada foi Angelo Serafim. Ele estava sem pontuar há três provas e se disse satisfeito por mais uma vez chegar ao pódio. Serafim venceu uma corrida neste ano: em Paraná, na Argentina.
Larguei em segundo e não conseguia me aproximar do Nelsinho. Aí, os pneus se desgastaram muito rapidamente e não deu para evitar a ultrapassagem do Wagner. Depois de três corridas sem pontuar é muito bom voltar ao pódio, disse Angelo.
Na última volta da corrida, um acidente entre Daniel Scandian e Danilo Dirani, que brigavam pela quarta colocação, provocou o capotamento do carro de Scandian, que não sofreu ferimentos. Danilo ainda conseguiu completar a prova na quarta posição.
Na Fórmula-3 Light, Duda Azevedo conquistou sua segunda vitória na temporada e abriu 13 pontos de vantagem para Daniel Landi, seu companheiro na Cesário F3.
Fiz uma boa prova e meu carro estava bem acertado. Consegui esse acerto somente no warm-up na manhã deste domingo quando dei somente nove das 15 voltas permitidas pelo regulamento, disse Duda.
Quem também estava bastante feliz com o segundo lugar era Jaime Câmara Neto, que voltou à categoria depois de ter disputado somente as duas etapas de Londrina.
Estar de volta com um segundo lugar é muito bom. Não poderia ficar mais feliz, disse o piloto.
A terceira colocação na prova levou Daniel Lancaster à quarta colocação. Agora ele tem 65 pontos contra 75 do argentino Ricardo Caíto Risatti, o terceiro na classificação geral.
Foi bom terminar em terceiro e quero continuar a brigar por vitórias, disse Lancaster e que já venceu uma corrida nesta temporada.
Resultado da corrida deste domingo
1 Nelsinho Piquet
2 Wagner Ebrahim, a 1s292
3 Angelo Serafim, a 6s135
4 Danilo Dirani, a 18s611
5 Rodrigo Yungh, a 36s934
6 Thiago Medeiros, a 45s197
7 Duda Azevedo, a 56s283
8 Jaime Câmara Neto, a 57s185
9 Daniel Lancaster, a 1m00s012
10 Daniel Scandian, a 1 volta
11 Daniel Landi, a 1 volta
12 Hybernon Cysne, a 2 voltas
13 Felipe Longano, a 2 voltas
14 Rodrigo Ribeiro, a 8 voltas
15 Zeca Cardoso, a 13 voltas
16 Paulo Salustiano, a 19 voltas
17 Henrique Favoretto, a 25 voltas
18 Bruno Bari, a 30 voltas
A pontuação da Fórmula-3
1 Nelsinho Piquet, 161 pontos
2 – Danilo Dirani, 100
3 Thiago Medeiros, 95
4 Wagner Ebrahim, 92
5 Angelo Serafim, 73
6 Zeca Cardoso, 63
7 Henrique Favoretto, 51
8 Daniel Scandian, 44
9 Luc Baumer, 35
10 Felipe Longano, 32
11 Rúben Carrapatoso, 26
A pontuação da Fórmula-3 Light
1 Duda Azevedo, 142 pontos
2 Daniel Landi, 129
3 Ricardo Caíto Risatti, 75
4 Daniel Lancaster, 65
5 Hybernon Cysne, 62
6 Rodrigo Ribeiro, 57
7 Bruno Bari, 50
8 Fábio Souza, 38
9 Beto Haddad, 20
10 Thiago Parazinho, 17
11 Jaime Câmara, 15
12 Paulo Salustiano, 12
Este texto foi escrito por: Milton Alves