Webventure

Nelson Penteado lança livro sobre as montanhas do Marumbi (PR)


Capa do livro (foto: Divulgação)

Acaba de ser lançado o livro “As Montanhas do Marumbi”, de Nelson Luiz Penteado Alves (Farofa), montanhista da velha geração.

O livro conta com 480 páginas e narra toda a história das épicas conquistas das famosas montanhas do Marumbi (PR), berço do montanhismo brasileiro, que neste ano completa 129 anos da ascensão dos pioneiros ao topo do Olimpo, maior cume daquela serra.

É um documento completo, com textos inéditos, fotos, mapas, gráficos, reproduções originais de época, desde 1879 até os dias de hoje, atualizado com as recentes conquistas de vias de escalada técnica em rocha.

O conjunto Marumbi, que inspirou poetas, escritores, historiadores, pintores, escultores e fotógrafos, apaixonados pela grandiosidade e beleza de suas monumentais formas, é condensado finalmente em livro. Nomes famosos firmaram assinatura de suas passagens nos livros de registro de seus oito cumes.

As narrativas, com trechos originais e apaixonantes de suas principais personalidades, descrevem a emoção da abertura das principais vias de acesso aos seus picos, as conquistas de suas paredes rochosas, o pioneirismo, os esportes de montanha, a evolução do esporte, os clubes de montanhismo, o socorrismo organizado.

O local – As montanhas do Marumbi são recobertas pela Floresta Atlântica e são reconhecidas pela Unesco como Reserva da Biosfera e Sítio do Patrimônio Natural Mundial. A fauna, flora e a geologia têm capítulos especiais, enriquecidos por textos de especialistas consagrados destas áreas. O livro também aborda o Marumbi físico e o meio ambiente, as altitudes, os fenômenos naturais, a nomenclatura de seus picos, desfiladeiros, vales, abrigos naturais, rios e cachoeiras.

As Montanhas do Marumbi visa esclarecer as clássicas perguntas que se fazem a respeito destas montanhas. É um completo guia para novatos, veteranos, turistas e pesquisadores sobre estas espetaculares montanhas, cenário de sonho e magia. É um estímulo à paixão pela natureza.

* Texto editado do original, enviado pelo autor

Este texto foi escrito por: Filippo Croso*