Nelson entusiasmado com Nelsinho (foto: )
Cascavel – Nelson Piquet pode repetir na Europa o que fez no Brasil e criar uma equipe para Nelsinho Piquet se desenvolver na carreira de piloto. Empolgado com as atuações do filho, que conquistou antecipadamente o título da Fórmula-3 Sul-Americana, o tricampeão mundial de F-1 disse que tem conversado com muitas escuderias para ver se uma delas apresenta as condições que considera ideais para levar o segundo dos seus sete filhos à F-1. Pai coruja, Nelson não se cansa de dizer que Nelsinho é melhor do que ele próprio. Exageros à parte, Nelsinho tem demonstrado condições de se tornar um bom piloto. Ele deu esta entrevista pouco depois da segunda vitória consecutiva de Nelsinho em Cascavel e a 13 na carreira, 12 somente nesta temporada em que se sagrou campeão sul-americano.
* – Por que você está tão feliz com mais uma vitória do Nelsinho em Cascavel ?
PIQUET – Esse garoto me surpreende cada vez mais. Sinceramente, ainda não deu para medir o potencial dele. Ele é muito frio, pois erra como em Cascavel (rodou na volta de apresentação) e não se abala (venceu a corrida). Eu sei o quanto é difícil guiar em pista molhada e ele deu um show.
* – Isso não é coisa de pai-coruja ?
PIQUET – O Nelsinho sempre teve melhor média do que o melhor da categoria. Veja que em 2001 ele fazia sua terceira corrida na Fórmula-3 Sul-Americana, a primeira na chuva, e ganhou aqui mesmo em Cascavel. Este ano, em Oberá, ele não conhecia a pista e, logo na sua quinta volta no primeiro treino, foi o mais rápido do dia. Para falar o que tenho falado sobre o Nelsinho, coloco tudo isso na balança. É nesses pequenos detalhes que vejo a habilidade dele. Pequenos detalhes mostram o talento!
* – Quais as outras virtudes que você vê no Nelsinho ?
PIQUET – Ele é determinado. Veja que com oito anos decidiu deixar de morar com a mãe, que ele adora, para vir para Brasília, pois queria correr. Ele queria e acabou. Quando ele chegou, tínhamos de jogar pneus na frente do kart para ele parar de andar, pois já estava escuro. Ele nem falava português direito e pedia para andar mais e mais.
* – Como estão as negociações para definir o futuro dele ?
PIQUET – Agora vai depender muito mais de mim, de onde colocá-lo para ele mostrar toda sua capacidade. É difícil se fazer uma previsão sobre o futuro, pois na Fórmula-3 Inglesa tudo vai depender dos resultados e da chance de escolher um bom lugar. É difícil para um piloto ter um pai que passou por tudo isso como acontece comigo.
* – Qual o perfil da equipe que você vai escolher para o Nelsinho ?
PIQUET – Qualquer time que for escolher tenho de ter a opção de botar o dedo ali. Quero estar ao lado quando decidirem com que carro ele vai correr. Se ele começar, por exemplo, com um chassi Dallara e o Lola estiver melhor, quero trocar. Não quero que ele fique na mão de uma equipe comercial. Se ninguém aceitar o que eu quero, faço sozinho.
* – Isso quer dizer que você pode criar uma equipe na Inglaterra ?
PIQUET – Se não encontrar quem aceite tudo o que eu quero, vou fazer. Tenho capacidade para isso, pois possuo engenheiros maravilhosos, um pessoal competente, parceiros dedicados. Criar uma equipe na Inglaterra não é tarefa impossível !
* – Qual o grande problema para acertar com uma equipe ?
PIQUET – Sei que o objetivo deles é ganhar dinheiro. Tudo bem. O meu é ganhar corridas. Faço eles ganharem dinheiro desde que me façam ganhar corridas.
* – Você continua sendo uma pessoa de difícil relacionamento ?
PIQUET – Que nada. De arrogante que eu era, virei o maior engolidor de sapos do mundo. Toco uma empresa com 600 funcionários e converso com todos e com meus fornecedores e clientes. Hoje, sei aproveitar as coisas boas das pessoas e esquecer as coisas ruins.
* – O Nelsinho vai chegar à Fórmula- 1 ?
PIQUET – Tenho certeza que o dia em que chegar lá vai mostrar tudo o que pode. Só não quero um carro que esconda o Nelsinho. Quero vê-lo numa Williams, numa Ferrari, numa McLaren e sentar junto com outro piloto para mostrar que é mais rápido. Ele não pode ficar escondido lá atrás !
A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. Os patrocínios são da AutoTrac, CEB e Pirelli.
Este texto foi escrito por: Milton Alves
Last modified: novembro 11, 2002