Webventure

Nepalês morre após avalanche no Himalaia


Nima tinha 19 conquistas no Everest (foto: Arquivo Pessoal/ Rodrigo Raineri)

O sherpa Chhewang Nima foi dado como morto na manhã desta segunda-feira, após ser atingido por uma avalanche no pico Barunts, no Himalaia. O acidente aconteceu no dia 24 de outubro, sábado, enquanto Nima trabalhava como guia de uma expedição que buscava o cume do Monte a 7.129 metros.

O único que foi levado pela avalanche foi o sherpa, de 43 anos, que ajustava algumas cordas a 7.045 metros de altitude. Chhewang estava a uma escalada de igualar o recorde de Appa Sherpa no Everest, com 19 cumes.

A Sherpa Adventure Gear, grupo do qual Nima era considerado fundador, publicou uma nota em seu site oficial (www.sherpaadventuregear.com) lamentando o ocorrido. “Nós, da família Sherpa Adventure Gear estamos profundamente tristes em saber que nosso embaixador Chhewang Nima Sherpa perdeu sua vida em um trágico acidente no Monte Baruntse. Oferecemos nossas profundas condolências à sua mulher e filhos”.

Os montanhistas da excursão chegaram a procurar Nina e um helicóptero também foi mandado ao acampamento próximo para auxiliar às buscas, mas os fortes ventos da região impediram a saída no domingo.

Este texto foi escrito por: Webventure