Dois importantes nomes do rali brasileiro fazem uma parceria no Rally dos Sertões de 2011, cuja largada será dada na próxima quarta-feira, em Goiânia (GO). Klever Kolberg e Maurício Neves, antes rivais, são piloto e preparador, respectivamente, e contam com experiências internacionais para obter um bom resultado na 19ª edição da prova.
Klever tem 23 participações no maior rali do mundo, o Dakar, e Maurício já esteve, em 2010, na tradicional competição como um dos pilotos da equipe oficial da Volkswagen.
A exemplo do ano passado, quando foi vice-campeão no geral, Klever tem carro preparado por Maurício para o Rally dos Sertões. O modelo, conhecido como Protom by ProMacchina, tem habitáculo e chassi de uma Mitsubishi L200 RS, mas foi bastante modificado e enquadra-se na categoria Pró-Etanol por causa de seu motor V6 flex, de 3.500 cm³ e 220 cv.
Klever considera importantíssima a participação do colega no projeto. Maurício fez a construção e a preparação do carro, disse. Trabalhar com ele é tranquilo, porque ele tem um conhecimento mecânico muito grande e também possui o de piloto.
O competidor explicou que, por ter outras atividades, como palestras motivacionais, não tem muito tempo para treinar. Maurício andou bastante nesse carro, pois tinha um igual a esse. Como ele anda mais no carro que eu, tem condições de pensar em um acerto muito melhor do que aquele que eu poderia fazer com poucos treinos, declarou.
Segundo Maurício, sua experiência com a Volkswagen, pela qual também disputou o Rally dos Sertões de 2009, foi de grande importância para sua tarefa nos bastidores. Trouxe de lá uma bagagem muito grande que foi um marco na preparação dos meus carros. Consegui trazer do Touareg muita informação de como se fazer um carro de rali. Não temos condição de aplicar os mesmos materiais, mas consegui pegar muito da essência. E isso profissionalmente para mim foi muito bom, explicou.
O chefe de equipe neste Rally dos Sertões, com sete carros na competição, diz ter duas paixões, uma é pilotar carros de rali, outra é construi-los, e afirma querer voltar às estradas. Ainda sofro por não estar atrás do volante; quero ver se em 2012 eu piloto novamente.
Ele espera que suas duplas de ponta, Klever Kolberg/Flavio Marinho e Riamburgo Ximenes/Stanger Eler, possam andar constantemente entre os primeiros nesta edição da prova.
Este texto foi escrito por: Andrei Spinassé/ Webventure