Webventure

New Zealand e Alinghi empatados na disputa da America’s Cup


Emirates e Alinghi empatados na America´s Cup ambos com uma vitória (foto: ACM 2007/ Guido Trombetta)

Os olhares do mundo da vela estão todos voltados para a disputa da 32ª America’s Cup entre Emirates Team New Zealand e Alinghi. O evento começou no sábado, dia em que atraiu 70.000 expectadores. A primeira regata foi vencida pelo suíço Alinghi, mas no domingo o vencedor foi o neozelandês, que fez uma prova de recuperação.

A regata do sábado foi liderada de ponta a ponta pelo defensor do título Alinghi. Na primeira bóia a vantagem era de 13 segundos e na segunda passou para 20. O barco neozelandês, do timoneiro Ed Baird, tentou apertar o adversário, conseguindo diminuir a distância para 14 segundos, o que não foi suficiente para assustar o suíço. O Alinghi cruzou a linha de chegada 35 segundos a frente do Emirates.

A história da segunda regata, no entanto, foi diferente. Ao contrário do dia anterior, a disputa entre os dois foi acirrada desde a pré-largada, quando ambos brigavam pelo lado direito. Apesar do NZL92 ter largado na frente, foi logo superado pelo SUI100. O barco suíço parecia andar bem mais rápido do que o neozelandês e chegou à primeira bóia 19 segundos à frente.

A reviravolta – Para a surpresa de todos, o Emirates passou a forçar uma ultrapassagem, diminuiu a vantagem para 13 segundos na segunda bóia e com uma manobra que gerou a troca de lados por parte dos kiwis lhes rendeu a liderança. Na bóia final a vantagem tinha sido revertida com 15 segundos a favor da Nova Zelândia. Na linha de chegada a distância aumentou para 28 segundos.

Nesta segunda-feira não houve regata. As equipes tiveram um dia de folga para descanso e para rever os barcos e as táticas para a próxima regata da série melhor-de-nove, que acontecerá nesta terça-feira.

Este texto foi escrito por: Webventure