Foto: Pixabay

Niclevicz comemora primeira vitória em 99: o Gasherbrum

Redação Webventure/ Montanhismo

Numa vitória inédita para o alpinismo brasileiro, Waldemar Niclevicz chegou ao cume do Gasherbrum (8.035), vizinho ao K2, no Paquistão, no último sábado (10/07). Escalar a 14ª maior montanha do mundo foi a primeira vitória do Projeto K2 99, que esboçou uma crise na semana passada. Os companheiros de Niclevicz, Abele Blanc e Christian Kuntner, quebraram o acordo feito entre os alpinistas e escalaram o Hidden Peak, outra montanha vizinha ao K2, mesmo com o mau tempo. Niclevicz criticou Blanc e, mais tarde, abriu mão de subir o Hidden, chegando a cogitar também a desistência do Gasherbrum.

“Chegamos hoje às 13h20 (horário do Paquistão – 8 horas mais cedo em relação ao Brasil), no alto do Gasherbrum depois de uma noite gelada (mínima de 21º negativos)”, contou Niclevicz, no Sábado. O dia começou espetacular mas, quando chegamos no cume, mudou bruscamente, com fortes rajadas de vento e nuvens ameaçadoras de tempestade. A grande dificuldade foi a neve fofa encontrada pelo caminho, principalmente nos últimos 200m antes de chegar ao cume, onde nos afundávamos até o joelho. Assim, infelizmente, não foi possível ficar muito tempo no cume, principalmente devido ao vento muito forte.”

Romântico – Empolgado com a primeira conquista de sua expedição neste ano, Niclevicz aproveitou para oferecer a conquista à namorada. “Gasherbrum em hurdos significa ‘montanha da luz’. Essa vitória, a conquista da montanha da luz, ofereço para a mulher da minha vida, Adriana Carioba, com que espero me casar assim que voltar ao Brasil.”

Antes disso, Niclevicz encara o maior desafio no Paquistão: escalar o K2, a segunda maior montanha do mundo (8.611m).

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: julho 12, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure