Os alpinistas Weldemar Niclevicz e Irivan Burda estão no acampamento 2 da face sul do Everest já no processo de ataque ao cume. Deixamos o acampamento base e estamos na nossa barraca no acampamento 2, com a esperança de chegar no alto do Everest no próximo sábado, se o vento não estiver forte, disse Niclevicz.
O acampamento 2 fica a 6.500 metros e os alpinistas irão passar por mais dois acampamentos até a chegada ao topo da montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altitude. A expedição comemora os dez anos da primeira vez que o Brasil chegou ao topo do Everest, com Niclevicz e Mozart Catão em 1995. Catão faleceu em 1998 em uma expedição ao topo do Aconcágua.
Assim como todas as outras expedições que estão no Everest,Nicleviz e Burda aguardavam por uma possibilidade de melhora de tempo para arriscar o ataque ao cume. Após analisar várias previsões de tempo, a expedição decidiu subir. A chegada das Monções, época de tempestades no Everest que encerra a temporada de escalada, está prevista para daqui a duas semanas.
Este texto foi escrito por: Webventure