Webventure

Niclevicz e Buruda de volta ao Brasil no domingo (12)

Depois de conquistar o topo da montanha mais alta do mundo na expedição 10 anos do Brasil no Everest, os alpinistas Waldemar Niclevicz e Irivan Burda se preparam para voltar ao Brasil. A dupla deve chegar provavelmente no dia 12 desse mês. A data precisa ainda não foi confirmada.

Um dia antes, Vitor Negrete e Rodrigo Raineri devem pisar em solo brasileiro depois de mais de dois meses no Everest. A dupla também investiu na escalada da montanha, mas somente Negrete chegou ao topo. Rodrigo preferiu reservar energias para uma volta segura e, mesmo com o uso de oxigênio, não atingiu o cume. Os dois estão em Katmandu nesse momento, onde começam a viagem de volta para o Brasil.

Niclevicz e Burda estão na mesma cidade, recebendo homenagens de brasileiros e nepaleses. A jornada de volta do cume do Everest até a capital do Nepal durou cinco dias. Ao todo, Niclevicz perdeu onze quilos. “Nossa pressa é grande de voltar ao Brasil. O atraso na expedição fez com que muitos compromissos se acumulassem. Como estamos em final de temporada, os vôos estão lotados, com centenas de turistas indo embora”, disse o paranaense.

Brasileiros no Nepal – Burda e Niclevicz receberam a visita de um casal de brasileiros que mora no Nepal e desenvolve trabalhos sociais. Assim como aconteceu na primeira passagem da dupla pelo Nepal esse ano, três meses atrás, os brasileiros Silvio e Rose foram até a dupla com as “Meninas do Nepal”, um projeto de cinco anos que visa a reabilitação de jovens prostitutas do país.

“É um trabalho exemplar, faz com que elas resgatem sua dignidade e retornem à vida normal”, avaliou Niclevicz. A homenagem das meninas foi uma apresentação com danças típicas. “E nós retribuímos contando detalhes de como foi a escalada”, concluiu.

Este texto foi escrito por: Webventure