Foto: Pixabay

Niclevicz e equipe estão de volta ao base

Redação Webventure/ Montanhismo

A expedição O Brasil no Topo do Mundo, composta por Waldemar Niclevicz, Alir Wellner, Irivan Gustavo Burda, Paulo Souza e Marcelo Santos anunciou hoje que teve de voltar ao acampamento-base (5.400m) do Everest (8.848m) por causa do mau tempo. Os brasileiros planejavam iniciar ontem o ataque final à maior montanha do mundo, mas recuaram nos planos de chegar ao cume do Everest neste fim de semana.

“A descida foi das mais cansativas, o caminho havia desaparecido, pelo menos 30 centímetros abaixo de uma neve fofa. A visibilidade era mínima, ás vezes não mais do que três metros. E a neve praticamente constante, empurrada por um vento gelado”, descreveu Niclevicz em relato no site www.obrasilnoeverest.com.br.

O alpinista afirma que o otimismo da equipe não diminuiu. “Esperaremos o momento oportuno, quando os ventos estiverem favoráveis, o frio suportável e a atmosfera limpa para visualizar com clareza o nosso caminho”, disse.

Avalanche – Quando o grupo reiniciar a escalada, terá de subir diretamente até o acampamento 2 (6.500m), uma vez que o acampamento 1 foi soterrado por uma avalanche. Como os acampamentos 3 e 4 permanecem montados em altitudes superiores, os alpinistas planejam subir de uma vez até o topo do Everest.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 27, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure