Foto: Pixabay

Niclevicz encara chuva na Bolívia

Redação Webventure/ Montanhismo

Waldemar Niclevicz encara tempestadas e nevasca na Bolívia. (foto: Divulgação)
Waldemar Niclevicz encara tempestadas e nevasca na Bolívia. (foto: Divulgação)

O alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz teve seus planos adiados nos últimos dias em função das chuvas. Em busca da concretização do Projeto Mundo Andino, e durante o 16º dia da Expedição Cordilheira Real Norte, ele não conseguiu escalar o Ancohuma.

“Não foi possível, mas pelo menos escapei de uma grande tempestade, que assolou todo o altiplano, além de praticamente todos os Andes bolivianos”, disse o alpinista. “É um tipo de tempestade rara, já que ainda estamos em plena estação seca, mas que vem acontecendo de vez em quando nos últimos anos.”

E as dificuldades com o tempo têm sido uma constante para Niclevicz. Durante as escaladas do Janko Laya e do Chachacomani, ele se deparou com nevascas. “Quando iniciamos nossa aproximação ao Ancohuma não víamos nada. Foram dois dias caminhando no meio de muita neblina”, conta.

Problemas – A 5.100m do nível do mar, ao lado da Laguna Glaciar, Niclevicz e a equipe que participa do Projeto Mundo Andino viveram dois dias bastante complicados. “Nevava sem parar e era preciso sair da barraca a cada três ou quatro horas para afastar a neve que ia se acumulando e a ameaçava nos soterrar.”

Em virtude das condições adversas, Niclevicz decidiu abandonar a montanha. Mas até para deixar o local o grupo encontrou problemas. “Isso devido à grande quantidade de neve fofa que havia em quase todo o caminho, superando os 40cm”, explica.

E a chuva fez uma vítima. O argentino Alejandro Lewis, de 31 anos, está desaparecido depois de ter decidido continuar escalando a montanha Nevado Sajama, com 6.542 metros é a maior da Bolívia, situada na Cordilheira Ocidental.

As autoridades locais acreditam que o argentino não tenha visto no meio da neblina o abismo chamado La Caldera, por onde se precipitou por mais de 100 metros de altura, provavelmente tendo morte instantânea.

Mundo Andino – O projeto, que teve início no final do ano passado e tem duração até 2007, visa escalar as 100 principais montanhas dos Andes, em aproximadamente 38 meses. O Mundo Andino é formado por sete países: Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 31, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure