Chacacomani observado debaixo do lago Leche Khota (foto: Branko Ivanek)
O montanhista brasileiro Waldemar Niclevicz escalou na última sexta (20/8) até o cume do monte Chachacomani, na Bolívia. Foram mais de 5.700 metros de muitos desafios e riscos. “A escalada foi muito difícil, porque a parede também estava carregada de neve o risco de avalanches era grande”, conta Niclevicz. “O Javier, meu guia, não tinha noção nenhuma para onde ir durante a escalada”, acrescenta.
O brasileiro precisou de pouco mais de três dias para conquistar a montanha. Ele montou o acampamento no dia 17 na Laguna Leche Khota, a 4.500 metros. Mas nuvens espessas insistiam em permanecer no caminho de Niclevicz, que teve de esperar mais de 24 horas para iniciar a aventura.
No dia 19, com céu azul, ele começou a busca pelo caminho até o glaciar superior do Chachacomani. E sobraram gigantescas encostas num vale profundo, com um imenso paredão com mais de 1.000 metros de altura. “Apostei na minha intuição e deu certo, pois entramos até o fim do vale e já com a neblina começando a nos envolver, conseguimos visualizar a passagem em forma de um colo nevado no meio do paredão”, explica.
Na madrugada seguinte, por volta das 4 horas da manhã, Niclevicz retomou a escalada e enfrentou menos neve na parede do Chachacomani. “Somente consegui superar a parede e chegar na crista final do cume às 13 horas sem descansar um minuto, escalando trechos constantes de 60 graus de inclinação”, finaliza.
O que é – O projeto Mundo Andino teve início em janeiro deste ano, com duração prevista até meados de 2006. O projeto tem uma equipe multidisciplinar e é liderado por Waldemar Niclevicz, sendo um estudo da Cordilheira dos Andes através da escalada de mais de 100 de suas principais montanhas para se traçar um perfil físico e humano da cordilheira mais extensa do mundo.
Para isso, Niclevicz usa um caminhão off-road 4×4 como meio de transporte entre as montanhas, sendo também base de pesquisa e apoio para todas as expedições. No Mundo Andino estão previstas 20 expedições pelos 7.500 quilômetros de extensão dos Andes, percorrendo a Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile. Para saber mais, visite o site oficial da expedição: www.mundoandino.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure