Reconhecido pela estratégia de marketing em suas expedições, o alpinista paranaense Waldemar Niclevicz lançou hoje, em São Paulo, a campanha para arrecadar fundos para terceira tentativa de escalar o K2 (8.611m). A idéia é que pessoas doem R$ 10,00 e, em troca, recebam um cartão-postal a ser enviado por Niclevicz do Paquistão, e ainda concorram a uma vaga na expedição do brasileiro.
Pela iniciativa, que até agora rendeu R$ 2 mil, Niclevicz tem sido criticado. “As críticas, às vezes não são contra o Waldemar, são contra a arrecadação. Acham que não vai existir sorteio. Mas vai haver, mesmo que ninguém mais colabore.”
O alpinista também anunciou diversas escaladas pelo Brasil e a América do Sul, que servirão como treino já que, neste ano, ele não pretende escalar outras montanhas na cordilheira do Karakorum antes do K2. No próximo dia 8, ele parte para a Aguilas Brancas, na Venezuela, depois para Sierra Nevada, na Colômbia.
Em março, Niclevicz vai inovar: troca as montanhas pelo mar, participando da Regata Brasil 500 Anos, de Lisboa a Ilha da Madeira, em iniciativa do patrocinadora TAM. Por fim, vai escalar o Pico da Neblina, ponto culminante do Brasil.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: fevereiro 3, 2000