O alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz parte neste domingo para a segunda tentativa de escalar o K2 – a montanha mais perigosa do mundo e a segunda mais alta (8.611m). Depois de duas semanas fazendo aclimatação nas montanhas da Bolívia, o paranaense viaja para o Paquistão, onde irá se encontrar com os companheiros de escalada, o
italiano Abele Blanc e o espanhol Pepe Garces.
Na Bolívia, Niclevicz escalou três montanhas com mais de cinco mil metros, situadas na Cordilheira Real dos Andes Bolivianos – (Tarija (5.060m), Pequeno Alpamayo (5.370m), e Condoriri (5.648m).
Antes de iniciarem a subida ao K2 os três alpinistas pretendem escalar duas outras montanhas, na Ásia, com mais de 8 mil metros como treinamento: O Gasherbrum que tem 8.035m e o Hidden Peak de 8.068, respectivamente 14ª e 11ª maiores montanhas do mundo. Até hoje 122 pessoas conseguiram realizar a façanha de chegar ao cume do K2 e 53 morreram na tentativa – uma média de uma morte para cada dois êxitos.
Amigos, parentes, fãs e patrocinadores vão organizar uma festa para Niclevicz no Aeroporto Afonso Pena (São José dos Pinhais-PR), às 18h. Niclevicz embarca às 19h30 para o Paquistão.
Este texto foi escrito por: Webventure