Acampado na base do K2, a segunda maior montanha do mundo (8.611m), no Paquistão, o alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz pensa em voltar para casa. Tudo porque, segundo ele, o mau tempo está fazendo até alpinistas consagrados desistirem da escalada – a lista até seu ídolo e companheiro de expedição, o italiano Abele Blanc. “Qual não foi a minha surpresa hoje, mais que isso, minha grande decepção, quando Abele Blanc vira para mim e diz simplesmente que amanhã vai embora”, revela Niclevicz, diretamente do Paquistão. “”Eu resolvi ficar por aqui, por enquanto. Vou deixar este tempo melhorar, pensar um pouco, e tomar uma decisão nos próximos dias.”
O paranaense conta que outro famoso alpinista italiano, Hans Kamerlander, abriu mão de façanha de escalar a 13ª montanha das 14 que possuem mais de 8 mil metros. “Dias atrás, ele chegou aos 8.200m do K2 e disse ser impossível continuar, pois a neve chegava até a sua cintura. Amanhã ele e sua equipe começam a voltar para casa.” A morte do romeno Mihai Cioroianu, que foi atingido por uma pedra na semana passada, colaborou para desanimar algumas expedições. Niclevicz afirma que, a partir de amanhã, só restará, além da sua, uma equipe coreana no K2. “São seis participantes que estão tentando escalar a rota Tomo Cesen e já chegaram perto dos 7 mil metros.”
Se voltar para a casa, Niclevicz perde a segunda chance de enfrentar o K2 – desistiu na primeira, em 98, também devido ao mau tempo. E o Projeto K2, versão 99, que custou US$ 384.000, se encerraria com apenas um triunfo, a escalada do Gasherbrum (8.035m). “Sinto em dizer a todos que estou aqui, pela segunda vez diante do K2, a montanha que mais quis escalar em toda a minha vida, e o meu sentimento mistura uma certa tristeza com uma grande decepção.”
Além do Gasherbrum, o brasileiro já escalou, entre as montanhas com mais de 8 mil metros, o Everest, a maior (8.848m), em 1995, o Cho Oyo (8.201m) e o Sisha Pangma (8.046m), no ano passado. Niclevicz é também o único sul-americano a fazer os Sete Cumes – escalada dos picos dos sete continentes.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 20, 1999