Waldemar conta suas experiências na Ásia (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)
Direto de São Paulo (SP) – Waldemar Niclevicz esteve na 11ª edição da Adventure Sports Fair para contar sua última expedição na Ásia Central, em busca da conquista do título Leopardo das Neves, as cinco montanhas da região com mais de 7 mil metros. O montanhista revelou durante sua palestra a preparação de uma autobiografia fotográfica para 2010 e que novas expedições podem acontecer.
Não posso contar muita coisa, acabei de voltar de viagem e vamos dar um tempo antes de definir exatamente o que vai acontecer. No livro serão reunidas as fotos de 30 anos de escaladas e para que ele fique completo, este ano e ano que vem serão muitas viagens. Em 2010, uma que estaria confirmada é para a Turquia e Irã, contou o escalador.
Além das viagens, em 2010 Niclevicz comemora 10 anos da escalada ao K2, uma de suas conquistas mais importantes. Não vou escalá-lo! Há uma chance enorme de ir para a região e fazer uma montanha de 8 mil, revelou.
Recente – Mesmo com apuros e muito tempo ruim, Waldemar e Irivan Burda voltaram felizes com as conquistas na Ásia Central. A dupla conheceu novos montanhistas que incentivaram os brasileiros a tentar escalar em novos lugares do mundo.
Sem o título do Leopardo das Neves, Niclevicz revela que deve voltar para tentar escalar as montanhas que restam. Abortamos a etapa do Tadjiquistão, pois o tempo variou muito, e é bem provável que retornemos. Além disso, terminar o Pobeda, embora seja uma montanha perigosa, é muito linda. A viagem foi legal e muito tensa, o tempo exigiu muito de nós, mas foi surpreendente, a cultura é legal. Mas o tempo não ajudou, nevou muito na primavera e no verão, quando fomos, continuou assim. As pessoas no Brasil não têm idéia das cordilheiras de lá, concluiu.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: setembro 11, 2009