Webventure

Nike ACG Balance Bar segue na liderança no segundo dia do Raid Series


Vulcão Lanin: cenário da dífícil etapa deste segundo dia de prova do Raid Series. (foto: Javier Moraiz)

Esta terça-feira (30/11) é o segundo dia de prova da grande final do Raid Series, um dos maiores circuitos de corrida de aventura do mundo, que está sendo realizado na Patagônia e só está sendo vivido pelas equipes que conseguem manter-se firmes na subida do vulcão Lanin.

O trecho é considerado tão difícil que a organização ofereceu US$ 1000 de premiação para a equipe mais rápida na ascensão. O vulcão tem 3.775 metros de altura e foram estimadas 12 horas para a subida, para a equipe mais rápida. Para isso foram colocados 14 guias de montanha durante esse trecho e 2300 metros de cordas fixas.

As mais rápidas – As equipe inglesa Saab Salomon e a americana Nike ACG Balance Bar disputavam a primeira colocação, mas com um ritmo forte a Nike conseguiu ganhar o prêmio por fazer o menor tempo nesta etapa de 40 Km. Mais rápidos do que o previsto, os norte-americanos cumpriram a tarefa em 11h33min15, bem à frente da Saab Salomon, que levou 13h04min32.

A maioria das equipes seguiu por outro caminho, entre elas a Nokia Adventure, que caiu algumas posições no início da etapa, quando perdeu duas horas em um erro de navegação. Além disso, a Nokia esqueceu a barraca, um item do equipamento obrigatório, e quando chegou perto do vulcão foi penalizada em 1h15min, que serão pagos no PC15.

“O vulcão era maravilhoso, mas muito, muito dificil”, explicou a Saaab Salomon quando chegou ao final da etapa. “A vista era de tirar o fôlego, mas na verdade não tivemos muito tempo de olhar”.

Desistentes – Algumas equipes desistiram da subida, entre elas a Adidas Natventura (Alemanha), Spelo Lima-Pol (Polônia), Adventure Team Tirol (Áustria) e Costa Dourada Pineda Platja (Espanha), que foram redirecionadas para outro trecho da corrida. A equipe espanhola Aresa Sulud também continua na prova, mas desclassificada.

A descida do vulcão foi rápida e a Nike ACG Balance Bar aproveitou para abrir vantagem. Desse ponto eles iniciaram a etapa de 70 km que passa um pouco a fronteira do Chile e combina mountain biking (31Km) e canoagem (39Km). A competição está prevista para terminar no próximo domingo (5/12), após 600 km de percurso.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure