Equipe GoLite que sofreu penalização. (foto: Rahoul Ghose)
Esta quarta-feira (04/08) é o quarto dia de prova do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, em Western Newfoundland, no Canadá. São 500 km de prova e as melhores equipes já percorreram mais da metade do percurso.
De ontem para hoje, a classificação já mudou. A equipe americana Nike ACG Balance Bar, de Ian Adamson, está liderando novamente. O time ganhou posições na modalidade canoagem em embarcações locais, as chamadas dorys, que são como pequenos barcos vickings.
A Nike é seguida de perto pela Merrel Zanfel Adventure, com Cross SportWear em terceiro, Maybe em quarto e Nokia Adventure, vencedora do ano passado, em quinto. A equipe brasileira Mitsubishi Salomon Quasar Lontra ocupa a 18ª colocação no momento.
GoLite – Segundo a organização, a equipe GoLite Timberland não assinou o posto de controle 12 durante o percurso. Mas Isaac Wilson, atleta da equipe, alega que eles passaram sim e que seguiram em frente, pedalando.
De acordo com a direção da prova, a equipe teria duas alternativas: ou ser desclassificada ou sofrer uma penalização proporcional a um PC faltado. Se for dez horas ou algo do tipo, estamos feitos. Não queremos terminar lá pra 15º, reclamou Wilson.
Mas o júri formado por um membro do Mundial, um voluntário e uma pessoa da mídia foi solidário. O tempo médio entre os PCs 12 e 13 é de três horas e quinze minutos. Sendo assim o júri resolveu premiar a equipe com metade do tempo como penalização, ou seja, uma hora e trinta e sete minutos. É justo. Não dormimos em dois dias e realmente estávamos muito cansados, justificou Wilson.
O vencedor da competição deve ser conhecido ainda nesta quarta-feira. A largada aconteceu às 8h de domingo (1º de agosto).
Este texto foi escrito por: Camila Christianini