Em sua terceira participação consecutiva no Dakar, a equipe Nissan promete entrar na briga pelo título entre os carros. Para isso, a montadora vai levar sua estrutura oficial e contará com três equipes de elite para pilotar a Pickup Nissan.
Para o Barcelona-Dakar, que começa no dia 31 deste mês, a Pickup apresenta algumas evoluções técnicas. O aerofólio traseiro foi removido e os estepes sob a tampa traseira estão mais próximos do centro de gravidade do veículo. Embora as mudanças não sejam aparentes, 80% da Pickup receberam alterações em comparação à versão anterior.
A força da Nissan pôde ser constatada no Baja Portalegre, realizado em outubro deste ano, e que terminou com vitória da equipe. Foi a primeira competição em que o carro novo foi testado.
O primeiro teste da versão 2005 ocorreu em 30 de junho e, quinze dias depois, uma bateria de avaliações em condições reais foi feita na Tunísia. A equipe se dirigiu ao Marrocos, em setembro, para teste de enduro e validação de novos componentes.
O motor 3.5L foi substituído por um V6 4.0L novo, com maior torque e resposta. Ele também foi reposicionado para facilitar a manutenção e adaptá-lo à nova caixa de câmbio de seis marchas com controles seqüenciais.
Entre as duplas da Nissan, todas inscritas na categoria Superproduction, as que carregam maior esperança de sucesso são as do piloto finlandês Ari Vatanen (com o navegador Tiziano Siviero) e do piloto escocês Colin McRae (com a navegadora Tina Thorner). Vatanen é tetracampeão do Dakar, enquanto McRoe fará sua segunda participação no rali.
A estrutura da equipe contará com 23 pessoas no staff, em razão da duplicação do time de apoio em relação a 2004. Serão duas caminhonetes T4, duas T5 e seis jipes Patrol.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 10, 2004