Webventure

No Canadá, FEI tenta ser tri no Baja Sae


Modelo é 20% mais leve que o usado no título mundial em 2007 (foto: Divulgação)

Entre os dias 11 e 14 de junho, 12 alunos do Centro Universitário da FEI irão participar do Baja Sae Montreal, em Quebec, no Canadá. O grande objetivo desta turma é voltar ao Brasil com o tricampeonato mundial – os outros dois foram obtidos em 2004 e 2007.

Mas a missão da FEI não será fácil. A competição de bajas criados, desenvolvidos e projetados por alunos de todo o mundo contará com 120 equipes de diversos países. O carro que será utilizado na prova canadense se chama Dipton.

O modelo está 20% mais leve do que o baja que participou da SAE Baja RIT, que pesava 165 quilos, e conseguiu ser o campeão. Desta maneira, o baja atual ganhou agilidade e menor consumo de combustível. “Outra modificação é em relação ao sistema de transmissão, que teve a caixa de redução modificada”, explica o capitão e piloto da equipe, Pedro Luiz de Souza Pinto Filho, de 22 anos, que está no 9º ciclo de Engenharia Mecânica Automobilística.

Entre as inovações, o carro também possui sistema de rastreamento por GPS (Global Positioning System), desenvolvido pelos próprios alunos, com apoio do IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI). Para aprimorar o desempenho do carro e garantir mais conforto ao piloto, os estudantes optaram pela implementação de uma barra estabilizadora também na suspensão traseira, que é independente.

Este texto foi escrito por: Webventure