Webventure

No final, britânicos levam o título do Portugal XPD Race


Helly Hansen-Prunesco vence o primeiro mundial (foto: Divulgação)

Nos 900 quilômetros de percurso do Portugal XPD Race, das 59 equipes que iniciaram a disputa, somente 40 concluiram a prova na cidade de Peniche. Os britânicos da Helly Hansen-Prunesco, que seguiram a competição toda figurando entre as três primeiras, garantiu o título após um sprint final surpreendente.

“Na verdade viemos a Portugal sem expectativas exageradas e assim não colocámos demasiada pressão na equipa. A nossa estratégia resultou e tudo se decidiu nas últimas horas da corrida”, declarou o capitão da equipe, Tom Gibbs, após o primeiro título mundial de Corrida de Aventura do time.

A segunda colocação ficou com os norte-americanos da Nike/ Beaver Creek, seguido pelos suecos da Lundhags Adventure e a campeã de 2008, OrionHealth.com. Os brasileiros da AKSA Brasil Kailash completaram a prova na 48ª posição, mas ficou fora da classificação.

Último dia – A expectativa estava marcada para a canoagem de 49 quilômetros, que terminou na Aldeia do Mato e de lá, os atletas partiam de bike. Nike/ Beaver Creek e Orionhealth.com estavam bem próximas nessa etapa, mas ambas as equipes se atrapalharam com as estratégias.

A Helly Hansen teve os PCs computados até a 5ª etapa, na seção 4 (entre Bairro e Alvados, ao todo, foram seis seções na etapa) e a partir daí a liderança era do time britânico. A diferença de tempo na última etapa da prova dos britânicos para os norte-americanos foi de apenas 2 minutos.

Este texto foi escrito por: Webventure