Rodrigo retorna à montanha que já conquistou em 2008 (foto: Grade6)
Os três brasileiros que seguem juntos para tentar conquistar o Everest já estão no acampamento base da montanha mais alta do mundo. Rodrigo Raineri, Carlos Eduardo Canellas e Carlos Eduardo Santanela escolheram a face sul, no Nepal, para buscar o cume com o auxílio de oxigênio. O trio chegou nesta quarta-feira (13) à localidade próxima à montanha.
Santanela, que tem apenas 24 anos e pode ser o brasileiro mais novo a conquistar o Everest, explicou os planos do trio após a chegada ao acampamento. “Nossa previsão é amanhã (quinta-feira, 14) subir o Kala Patar (5.545 metros) junto com o Carlos Canellas para fazer a aclimatação. O Rodrigo vai descer até Dzongla com o grupo de trekking e fazer metade do Cho La Pass (trecho de trekking) com eles, disse o montanhista ao site oficial da expedição (www.expedicaoeverest.com.br).
O brasileiro ainda acrescentou que a intenção do grupo é começar a escalar altitudes mais altas a partir da semana que vem. Nós pretendemos começar a subir para fazer uma aclimatação nos acampamentos superiores a partir do dia 18 de abril. Se todo mundo estiver bem, pretendemos pegar a primeira janela de tempo, que é o que todo mundo quer, afirmou Santanela. Agora, ele se encontra com o grupo a 5.350 metros de altitude.
Além da juventude de Santanela, o trio brasileiro que tenta o Everest neste ano tem outro diferencial. O experiente Raineri já conquistou o cume em 2008, mas desta vez ele pretende fazer uma descida diferente, de parapente. Para isso, levará todo o equipamento extra até os 8.850 metros do pico. Além dos três, Cid Ferrari é o outro brasileiro que estará na montanha do Himalaia neste ano, também do lado nepalês.
Este texto foi escrito por: Webventure