Barcos da classe S40 (foto: Divulgação)
Briga de décimos de pontos pelo segundo lugar entre os barcos S40 e de um ponto entre a categoria HPE25 pelo primeiro lugar. Assim começa a última e terceira etapa do Mitsubishi Sailing Cup de 2011, que rola de 1 a 4 de setembro na Urca, no Rio de Janeiro (RJ).
Classe S40 (barcos idênticos, de 40 pés)
Depois das duas primeiras etapas, o líder do campeonato é o barco uruguaio Negra, do comandante argentino Juan Ball, com 23 pontos. Com dezessete pontos a mais (vence quem acumula menos pontos) vêm o chileno Pisco Sour, de Bernardo Matte (40 pontos), e o argentino Patagonia, de Norberto Alvarez, com 40,2 pontos.
O brasileiro melhor colocado é o Mitsubishi Gol/Magia, de Marco Grael, em quarto lugar e 49 pontos. Mais nove barcos estão na disputa: cinco chilenos, um argentino e três brasileiros.
Classe HPE25 (apenas veleiros brasileiros, de 25 pés)
A briga entre o primeiro e o segundo colocado está apertadíssima: apenas um ponto separa o barco líder Match Point, de Hugo Del Piore (21 pontos), do Ginga, de Breno Chvaicer (22 pontos). O terceiro colocado, o Atrevido de Fabio Bocciarelli, tem 42 pontos. Ao todo, 17 veleiros estão nesta categoria.
Como as duas classes são compostas por barcos idênticos, não há o sistema de handicap (que equaliza os veleiros), como na maioria das competições de vela: no Mit Cup, o primeiro que cruzar a linha de chegada leva a prova.
Este texto foi escrito por: Luciana Ricciardi
Last modified: agosto 29, 2011