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No Sertões, Riamburgo Ximenes e Stanger Eller apostam na confiança no carro

Redação Webventure/ Offroad

Dupla já está acostumada com a Evolution (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)
Dupla já está acostumada com a Evolution (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)

Se depender de entrosamento e da evolução, Riamburgo Ximenes e Stanger Eller estão preparados para o Rally Internacional dos Sertões. A dupla, que está a três anos junta, promete dar trabalho e quer andar na frente, brigando por posições na competição a bordo da Mitsubishi Evolution, deixando para a edição anterior o famoso Tuajegue, um modelo Sherpa.

A estréia do carro aconteceu no início do ano durante o Rally Piocerá e Riamburgo estranhou, por exemplo, o câmbio seqüencial de seis marchas. Após o primeiro contato, a dupla utilizou o carro no Rally de Barretos e no RN 1500. “Por incrível que pareça, eu tenho o domínio sobre o carro, que é maravilhoso. Ele passa por uma evolução até hoje e estamos indo para o Sertões com um carro muito confiável e que tem uma performance ótima. Estou otimista em busca de bons resultados”, contou Ximenes.

Além da confiança no veículo, ter sintonia com o navegador é fundamental. Stanger corre com Riamburgo e o entrosamento de três anos é a fórmula para bons resultados. “Confio bastante nele e na navegação que ele faz, o que me deixa muito tranqüilo”, revelou o piloto, que irá dias antes da prova para Goiânia (GO) para realizar junto com Eller um aperfeiçoamento mecânico. “Vamos fazer trocas de peças e tentar lidar com possíveis problemas que podem acontecer durante uma prova longa como o Sertões”.

O Sertões, para o experiente piloto, é encarado com seriedade e os “treinamentos” nas outras competições servem para a evolução do piloto, do carro e da navegação. “A prova nos credita para competições internacionais, como o Dakar, por isso é importante uma boa performance aqui. Nós temos, no Brasil, a segunda melhor prova do mundo”, disse Riamburgo.

Estratégia – De olho na vinda da equipe Volkswagen para o Rally Internacional do Sertões de 2009, Riamburgo admite que a estratégia dos pilotos brasileiros ficou um tanto quanto “confusa”. “São pilotos extraordinários, com carros extraordinários e investimentos extraordinários. Não podemos deixar de pilotar forte. Mas também até que ponto vale a pena forçar tanto com a diferença de equipamentos que temos? Fica a minha dúvida.”, questiona.

Por pilotar em casa, Riamburgo fala por todos os adversários brasileiros: todos vão pilotar forte e não deixar Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah abrirem tanta vantagem. “Nossos carros evoluíram muito, nossos equipamentos hoje são muito confiáveis para fazer uma ótima prova”.

Apesar das dúvidas, Ximenes está confiante e sabe das disputas que terá também com pilotos brasileiros. Ele destaca Jean Azevedo, Felipe Bibas, Maurício Neves, os irmãos Baumgart, Franciosi e Reinaldo Varela. “Se tivermos a felicidade de andar na frente em algum dia, será uma surpresa a nosso favor. A nossa qualidade, como pilotos e navegadores, é muito grande e somos muito rápidos nas competições e usamos equipamentos com qualidades diferenciadas. Somos abusados”, concluiu.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: junho 12, 2009

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