Maneira correta de segurar o remo na canoagem slalom. (foto: Arquivo Webventure.)
A escolha do equipamento adequado é sempre o primeiro passo para exercer qualquer atividade com mais qualidade. No caso da canoagem, duck ou da canoa canadense, a escolha de um remo apropriado, com o tipo de pá adequada, tendo um material leve, resistente e confortável faz diferença, principalmente quando falamos de provas longas, como no caso das corridas de aventura.
O manuseio deste remo também tem que ser adequado, pois assim você otimiza a remada, puxando mais água e fazendo menos força, que é o objetivo.
Dicas básicas de remada para caiaques e ducks:
Pegue no centro do remo e coloque-o acima da cabeça. Estabeleça um ângulo de 90º com eixos nos dois cotovelos. Assim você tem a posição correta para a pegada no remo. A tendência (errada) é que juntemos as mãos no centro do remo, e isso faz com que nos cansemos mais, e assim diminuiremos a puxada de água também.
Fique em posição de ataque, um pouquinho inclinado para frente, assim você sempre está buscando um pouco mais a frente, e se concentra mais na remada.
Procure deixar o remo na altura dos olhos, e a força não é só do braço de baixo puxando água mas, principalmente, do braço de cima empurrando o remo para frente. É isso que faz a remada render mais e ter mais potência.
A remada deve terminar na altura do seu corpo. Depois disso você estará jogando energia fora. Então, mais uma vez, otimize a sua remada.
Dicas básicas de remada para canoas canadenses e canoas havaianas:
A atenção à altura do remo é muito importante. O ideal é que ele, apoiado no chão, chegue até o começo do osso externo, acima do umbigo.
A pegada deve ser aproximadamente um palmo acima do final da pá e a puxada deve ser lá na frente com o braço de cima esticado, também até a altura do corpo.
O momento em que você exerce mais energia na água é quando o remo está exatamente perpendicular a água, e este momento chamamos de torque.
Se todos os remadores estiverem com o torque exato, a remada estará sincronizada e deslizará no movimento ideal, rendendo muito mais.
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari, especial para o Webventure