Equipe finlandesa comemora a vitória (foto: Gustavo Mansur)
Eles são os campeões do mundo e puderam mostrar toda a sua resistência e habilidade na Amazônia, maior floresta tropical do planeta. A equipe finlandesa Nokia Adventure venceu, na madrugada de hoje, a Expedição Mata Atlântica 2001, maior corrida de aventura da América latina, que conta com cobertura Webventure. A prova largou no último domingo e percorreu trechos da Floresta Amazônica no estado do Pará.
Apontados como favoritos desde o início da competição, Petri Forsman
Mika Harvinen, Jukka Pinola e Elina Mäkirautila tiveram dificuldades para conquistar e manter a liderança na prova. No final, valeu a melhor estratégia. A equipe finlandesa chegou junto com a brasileira Lontra Radical Caloi ao PC17. Enquanto a Lontra decidiu parar para dormir, a Nokia seguiu em frente, para um longo trecho de bike.
A vantagem adquirida nesse momento foi administrada e aliada à resistência do time, que, mesmo sem ter feito a parada para descanso, conseguiu manter um ritmo forte. Às 2h33 (4h33 em Brasília) o time chegou à praia de Alter de Chão a bordo de catraias (canoas locais), conquistando a vitória na EMA 2001. O primeiro pedido? Preciso tomar um banho!, afirmou, bem humorado, Petri Forsman, capitão da equipe.
Passando pelo teste – Os quatro atletas do time que vieram ao Brasil nunca haviam treinado juntos, já que cada um mora em uma cidade diferente. Ao todo, a Finlândia possui cerca de 300 atletas de corridas de aventura.
A Nokia Adventures está competindo desde 1998, com formações diferentes. O time considerava a EMA 2001 como grande e importante teste, principalmente pelo cenário e as dificuldades que seriam encontradas. Um teste pelo qual eles conseguiram passar com vitória.
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia
Last modified: novembro 30, 2001