Foto: Pixabay

Nora dá dicas de orientação e oferece curso em São Bento do Sapucaí

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Nora em ação (foto: Divulgação/ G4 Challange)
Nora em ação (foto: Divulgação/ G4 Challange)

Neste fim de semana, a corredora de aventura Eleonora Audrá, a Nora, ministrará a décima edição do curso Adventure Camp de orientação e estratégia em corridas de aventura, em São Bento do Sapucaí (SP). Em entrevista ao Webventure, a navegadora da Atenah listou seis dicas para quem está começando no mundo da navegação.

Além das informações, Nora observou que o navegador deve ter uma boa visão e criatividade. “O orientador precisa conseguir ler o mapa e transportar o que viu na carta para o plano grande, o campo”, explicou.

Para a corredora, um navegador iniciante precisa ter senso de direção, motivação e vontade de aprender. “Para mim, todos podem orientar, o que basta é ter interesse”, completou. Depois dessa breve descrição das principais características para a tarefa, confira a seguir as dicas da Nora.

  • 1ª dica Faça uma boa leitura do mapa!!!
    “Leia e entenda bem o mapa. É importante conhecer e identificar as suas legendas e os seus símbolos.”

  • 2ª dica Confie na bússola!!!
    “A bússola sempre indicará o norte. Se você não estiver próximo a intervenções de campo magnético, a bússola nunca vai mentir.”

  • 3ª dica Localização e referências
    “Saiba onde você está. Você só sabe para onde vai, quando sabe onde está. As referências são importantes, é necessário ficar atento a elas. Use sempre uma referência que pode ser localizada no mapa. Ela auxilia a navegação”

  • 4ª dica Altitude
    “Em provas que se sobe bastante, é importante possuir um altímetro. Quando você precisa subir uma trilha ou achar algo, o aparelho é uma referência boa. Com ele, você tem a altura correta e sabe mensurar se está chegando ou não ao seu destino.”

  • 5ª dica Divisão de tarefas
    “Divida com os seus companheiros o que vai acontecer. Desta forma, você não ficará com toda a responsabilidade para si. Por exemplo, se você precisa achar uma trilha à noite e está cansado, pode contar com mais três pessoas que também estão procurando, o que torna a tarefa mais fácil e rápida.

    “Resumindo, a divisão é boa porque a equipe pode lhe ajudar a encontrar o caminho e faz com que o time participe mais e que não fique apenas seguindo. Com isso, o quarteto fica mais motivado a participar da prova.”

  • 6ª dica Treine sempre!!!
    “O treinamento é importante. Sem contar que a gente só aprende fazendo.”

    As inscrições para o curso Adventure Camp de orientação e estratégia em corridas de aventura podem ser feitas até sexta-feira (21) pelos telefones (11) 5532-0777 e 5536-5146 ou pelo e-mail maisa@adventurecamp.com.br. A atividade acontecerá nos dias 22 e 23 de julho e custa R$ 210 por participante. Acesse o site oficial da Atenah no www.atenah.com.br.

    Este texto foi escrito por: Debora de Lucas

    Last modified: julho 19, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure