Foto: Pixabay

Nos 600m finais, Vítor e Rodrigo dizem ter visto corpos de brasileiros mortos no Aconcágua

Redação Webventure/ Montanhismo

Vista para o acampamento de Plaza de Mulas  uma das etapas para o Aconcágua. (foto: Helena Coelho)
Vista para o acampamento de Plaza de Mulas uma das etapas para o Aconcágua. (foto: Helena Coelho)

Os brasileiros Vítor Negrete e Rodrigo Raineri teriam conseguido escalar com sucesso o monte Aconcágua (6.962m), pela face sul, ainda ontem (02/01). Até então nenhum brasileiro havia obtido a façanha nesta que é considerada a via mais difícil dessa montanha, a mais alta da América. Nos 600 metros finais da escalada, eles tiveram um momento de forte emoção: em entrevista à TV Globo via rádio, afirmaram ter visto os corpos de outros dois brasileiros mortos no Aconcágua em 1998.

“Vimos umas cordas e seguimos para ver o que era. Encontramos Otton Leonardos e Alexandre Oliveira”, disseram. Os dois não tinham câmera fotográfica ou de vídeo para registrar a descoberta. “Nossas provas são apenas o que vimos, as roupas, cores de capacetes, todos os movimentos até ali. A gente só sabe esses detalhes porque passou por lá”. Raineri conta como encontraram os alpinistas: “Fizemos um minuto de silêncio e rezamos. A aparência deles é muito serena. Eles estão sentados, olhando para a Cordilheira dos Andes.”

Leonardos e Oliveira, além de Mozart Catão, morreram na face sul do Aconcágua durante uma avalanche em fevereiro de 98. Eles faziam parte de uma expedição liderada por Catão, que foi o primeiro brasileiro a escalar o Everest (em 1995, com Waldemar Niclevicz). Dois alpinistas que faziam parte do grupo desistiram de seguir na escalada e sobreviveram. Foram eles Dálio Zippin Neto e o consultor de montanhismo do Webventure Ronaldo “Nativo” Franzen. O corpo de Catão, que teria sido arrastado pela avalanche, continua desaparecido.

O feito inédito de Vítor e Rodrigo foi confirmado por um guarda-parque do Aconcágua. Segundo ele, os brasileiros foram os primeiros alpinistas a ter sucesso na face sul nesta temporada.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 3, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure