Um notebook deixado para trás numa loja de montanhismo em Montana, EUA, é a herança de Alex Lowe, morto anteontem durante avalanche no Shishapangma (China), para a comunidade dos alpinistas. Considerado um dos melhores do mundo, ele instalou o computador na loja em 1995 e sugeriu que cada alpinista que passasse pelo local parasse e escrevesse sobre sua aventura. A maioria dos relatos, incluindo alguns escritos por Lowe, detalha escaladas na região de Hyalite Canyon.
“Para Lowe, histórias de alpinistas locais sobre escaladas perto de casa eram tão interessantes quando contar a revistas do mundo todo suas aventuras nos maiores picos do planeta”, conta o gerente da loja, Joel Lee.
Corpo ficará na montanha – John Wilcox, um dos idealizadores da expedição American Shishapangma Ski 99, disse que seria muito perigoso resgatar os corpos de Lowe e seu companheiro David Bridges, também vitimado pela avalanche. Eles ficarão na montanha para sempre.
“É o lugar mais apropriado para ele”, afirma Gordon Wiltsie, fotógrafo na National Geographic que escalou com Lowe na Antártica e no ártico. “Acho que pouco antes tudo acontecer ele estava muito feliz.”
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 7, 1999