O monotipo C30 (foto: Divulgação)
Em nota, foi divulgado o lançamento mundial da classe Carabelli 30 de barcos, durante a Copa Suzuki Jimny de vela, que acontece de 17 a 25 de setembro, em Ilhabela (SP). O novo veleiro (C30) pesa 1.900 quilos e comporta até seis tripulantes ou 500 quilos. Como é uma classe de monotipo (barcos iguais), a nova regata não precisará de rating (tempo corrigido).
O Carabelli 30 é um projeto que desenvolvi para um grupo de São Paulo. Eles queriam criar uma classe monotipo de 30 pés, com características de regata, que fosse economicamente viável sem deixar de ser inovador, declarou o projetista Horácio Carabelli, que faz parte da equipe Team Telefónica. O time, que tem outro integrante brasileiro (Joca Signorini), participará da Volvo Ocean Race, que começa em novembro de 2011.
É um barco com um estilo moderno, boa estabilidade, leve e com alguns ingredientes tecnológicos interessantes, como quilha de carbono, sistema propulsor retrátil e mastro de carbono, explicou Horácio. O mastro do C30 tem quase 15 metros e a retranca 4,5 metros. Ele ainda possui quilha, leme e sistema de propulsão retrátil instalado. No contravento, o novo veleiro pode atingir até 8 nós de velocidade. Com vento de popa, 20 nós.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: setembro 5, 2011