Durante expedições de reconhecimento, iniciadas em novembro de 2006, a equipe gestora da Estação Ecológica do Jarí encontrou três novas cachoeiras na área de conservação. A unidade tem aproximadamente 200 mil hectares e está localizada na divisa entre os estados do Amapá e Pará.
Uma primeira expedição aconteceu em novembro de 2006 com o objetivo de explorar o limite oeste da Estação e verificar o uso e ocupação da zona de amortecimento. A segunda e terceira expedições, realizadas em dezembro e janeiro, tinham como objetivo encontrar novas cachoeiras.
Em dezembro, a melhor surpresa para a equipe foi encontrar a cachoeira batizada por eles de Landim. Acredita-se que esta queda dágua supere a Véu da Noiva, que tem 80 metros de altura e era até então considerada a maior da Unidade. Após quatro horas de expedição ainda foi encontrada mais uma cachoeira, a Três Quedas, com diversos níveis de altura e corredeiras.
Na última expedição, feita em janeiro deste ano, a equipe encontrou a terceira cachoeira. A queda dágua recebeu o nome de Cachoeira da Confusão devido aos obstáculos no percurso. As atividades para o reconhecimento de toda a área serão retomadas em fevereiro e devem percorrer mais 70 quilômetros.
A Estação – A Estação Ecológica do Jarí tem 40% de sua área no município de Laranjal do Jarí (AP) e os outros 60% em Almeirim (PA). O objetivo da área de conservação é a preservação da Floresta Amazônica, além de pesquisas científicas. A visitação do público é permitida, contanto que tenha objetivos educacionais, de acordo com o plano de manejo.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 5, 2007