Webventure

Novas oficinas são destaque na Ação Social do Sertões


Varal de papel reciclado na EM Walter Barbosa (foto: Instituto Brasil Solidário)

Nos dias 24 e 25/10, os voluntários do Instituto Brasil Solidário trabalharam na Escola Municipal Walter Barbosa, em Minaçu (GO).

Lá, os profissionais do Instituto Brasil Solidário, Ana Elisa Salvatore e o voluntário Vitor Carpelli, desenvolveram com as crianças novos brinquedos feitos a partir de material reciclado. Foram feitas pipas e piões com jornal, cata-ventos com garrafas pet, entre outros passatempos. “O IBS queria trazer este novo modelo de oficina há muito tempo, mostrando às crianças como é fácil se divertir e aproveitando materiais que geralmente jogamos fora, como o papel, o resíduo mais comum nas escolas”, comentou Vitor.

Esta oficina é uma das novidades desta Etapa e está fazendo grande sucesso entre a criançada. Os alunos que participam das oficinas também levam para casa um kit para montagem de novas peças e pipas em casa.

Graças ao patrocínio da Palmeirinha Rally, nos locais também estão sendo trabalhados conceitos da reciclagem na Oficina de Papel, também inédita, orientados pela voluntária Éricka Matos. “É uma experiência diferente do que eu estou mais acostumada a fazer, as crianças se apegam muito conosco e a idéia em si. A experiência de trabalhar o papel reciclado nestas escolas está sendo maravilhosa”.

No curso, eles aprendem a fazer papel de forma simples e barata e são orientados quanto às diversas formas de utilização dos produtos. A oficina é voltada para professores e alunos, e inclui a realização de dinâmicas. Os participantes realizam desde o corte do papel até o produto final.

Ainda na escola, foram realizadas algumas apresentações culturais e musicais, envolvendo adolescentes da EM Walter Barbosa e de outras escolas, como parte dos encerramentos das atividades.

Em Minaçu, nesta etapa da área médica foram realizados: 30 atendimentos odontológicos, 58 procedimentos ginecológicos e coletas de papanicolau e foram entregues 53 óculos.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário