Novatos, experientes, aventureiros profissionais e atletas pouco acostumados a desafios tão radicais. É dessa mistura que saem as 33 equipes que irão participar da próxima etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, a Litoral 2000. A competição acontecerá nos próximos dias 10 e 11 e contará com cobertura on line da Webventure
Os participantes encontrarão trechos de orientação, trekking em terrenos firmes e mangues, trilhas em mata fechada e diferentes tipos de caminho para mountain bike. Para canoagem foram escolhidos rios de águas calmas, quase paradas.
Neste ano, há muitas equipes novas, com integrantes que estão se iniciando em corridas de aventura. Porém, segundo os organizadores, essas equipes também têm chances de completar a prova, até numa boa colocação.
Isso porque, além da preparação, sintonia e organização das equipes, contam as condições naturais de cada área percorrida. Por exemplo, se uma equipe faz um trecho de trekking logo depois de um temporal, completará esse trecho mais lentamente que a equipe que vier depois, mesmo que essa equipe esteja menos preparada.
Troca troca – Uma das equipes mais bem preparadas, e considerada como uma das favoritas para a Litoral 2000, é a Atenah/ Pão de Açúcar. Com duas competidoras que estiveram no ELF mais a triatleta Cristina de Carvalho, a Atenah promete lutar por uma boa colocação.
Patrícia Coimbra, que também fez parte da equipe Atenah no Elf, competirá nessa prova pela Total Run.
Disputa – Apesar das surpresas que podem acontecer por conta das condições naturais, há um número considerável de equipes experientes que devem estar disputando mais diretamente uma boa colocação.
Entre elas estão a Lontra Radical, que também esteve no ELF mas não terminou a prova, a Eco Challenge 2000, a equipe local Bertioga e a Bairro da Serra, campeã da última etapa do Circuito.
Fora da EMA – Mesmo tendo ganho a última etapa do Circuito, uma das classificatórias para a EMA 2000, a equipe Bairro da Serra não estará paritcipando da competição.
Para poder se classificar para a EMA 2000, seria necessária a participação de pelo menos uma mulher na equipe. Na Litoral 2000 eles aparecem como uma das equipes mais bem preparadas mas continuam sem chance de classificação. O time continua sendo composto apenas por homens.
Desfalque – Um dos principais atletas voltado para corridas de aventura não estará participando da Litoral 2000. Luiz Makoto, por causa de uma gripe, informou que não participará da competição.
Atração internacional – A grande novidade fica por conta da participação de uma equipe da Nova Zelândia, a Team Elvis.
Para saber mais sobre a Litoral 2000, acesse o site www.webventure.com.br/litoral2000 .
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia